Rady Gramane é a única pugilista moçambicana que vai tomar parte na primeira Noite dos Campeões da Associação Internacional de Boxe (IBA na sua sigla em inglês) em África que vai acontecer neste sábado, dia 17 de agosto em Adis Abeba, na Etiópia, com um grande cardápio composto por sete partidas agendadas.
Por Redacção LanceMZ
Gramane que deixou Maputo na tarde da última quinta-feira, 15 de Agosto, na companhia do seu treinador Lucas Sinóia e tem encontro marcado com a te frente a nigeriana Patricia Mbata, quando forem 18:00 horas locais (17:00 Maputo) num combate de 5 rounds.
A atração principal desta noite histórica do boxe será Patrick Chinyemba, da Zâmbia, e Theophilus Allotey, do Gana. Chinyemba se tornou o primeiro vencedor africano na Noite dos Campeões da IBA ao derrotar o russo Artur Nagapetian em Dushanbe, Tadjiquistão; e é justo que ele seja recompensado com uma luta principal na categoria até 51kg em oito rounds.
O campeão dos Jogos Africanos e medalhista de bronze nos Jogos da Commonwealth enfrenta o medalhista de bronze dos Jogos Africanos, Allotey, que derrotou em Accra a caminho do título africano no ano passado.
Peter Pita Kabeji, da República Democrática do Congo, atual campeão do Campeonato Africano e dos Jogos Africanos, enfrenta Yusuf Changalawe, da Tanzânia, em um confronto de oito rounds na categoria dos
Menos de 80kg. Será uma reedição da semifinal dos Jogos Africanos, que Kabeji venceu por unanimidade.
Nodirjon Mirzakhmedov, do Uzbequistão, e Temirtas Zhussupov, do Cazaquistão, se enfrentam no peso de 51kg em oito rounds, assim como Daniel Valladares, do México, e Edmond Khudoyan, da Rússia.
O campeão europeu e medalhista mundial de bronze Khudoyan tem história com Zhussupov – que ele derrotou na Noite dos Campeões da IBA Belek – mas ele nunca enfrentou o ex-detentor do título mundial de peso mínimo da IBF, Valladares. Zhussupov, campeão mundial de 2021, reencontra Mirzakhmedov depois de derrotá-lo no Campeonato Mundial em Belgrado. O boxeador uzbeque é bicampeão asiático.
Quatro partidas completam a eliminatória, incluindo uma partida feminina até 75kg entre a medalhista de bronze do Campeonato Mundial e dos Jogos Africanos, Rady Gramane, de Moçambique, e a campeã dos Jogos Africanos, Patricia Mbata, da Nigéria.
O etíope Temesgen Mitiku enfrenta o medalhista de prata dos Jogos Africanos Yassine Elouarz, do Marrocos, nos 75kg, e o companheiro de equipe de Mitiku, Abubeker Sefan, enfrenta o jovem ganês Joseph Commey, campeão dos Jogos Africanos e vice-campeão dos Jogos da Commonwealth, na divisão de 60kg. (LANCEMZ)