A pugilista internacional moçambicana, Rady Gramane, da divisão dos 75kg, saiu derrotada do combate de estreia na “Noite de Campeões da IBA” que teve lugar em Paris, a capital da França. A participação de Gramane nesta prova inseriu-se na sua preparação para a derradeira etapa de qualificação aos Jogos Olímpicos Paris 2024.
A moçambicana foi derrotada por Dalvina Michel, uma pugilista francesa de origem congolesa, em um combate composto por cinco assaltos, com um resultado final de 5-0.
O “Noite dos Campeões” é um evento global realizado anualmente, onde os melhores pugilistas escolhidos por uma comissão específica, entram no ringue para defrontar os campeões mundiais. Rady Gramane é actual campeã africana na categoria dos 75 kg.
O evento “Noite dos Campeões” teve lugar no Westfield Forum des Halles que testemunhou lutas épicas de doze talentosos campeões, medalhistas e contendores. Os pugilistas receberão prémios em dinheiro, 10 mil dólares americanos (cerca de 630 mil Meticais) para o vencedor e 5 mil dólares americanos (cerca de 315 mil Meticais) para o vice-campeão.
O evento principal emocionou o público, quando a estrela francesa do boxe e tricampeã mundial Sofiane Oumiha enfrentou o búlgaro Radoslav Rosenov. Oumiha começou devagar e com cuidado, e rodada após rodada as pessoas viam cada vez mais ritmo e força em seus ataques. O boxeador francês usou uma estratégia sábia e conseguiu superar o rival em seis rounds. Sua mão foi levantada e o público aplaudiu com entusiasmo. (LANCEMZ)