desporto mocambicano

Quinta edição da BAL começa em Marrocos e termina na África do Sul

  • 136

Já são conhecidas as datas e os locais que vão acolher a quinta edição da Basketball Africa League, a liga profissional da bola-ao-cesto, uma parceria entre a NBA-Liga Norte-Americana de Basquetebol e a FIBA – África, o organismo continental de basquetebol. Com efeito, a quinta temporada da liga terá início no sábado, 5 de abril de 2025, no Complexo Desportivo Príncipe Moulay Abdellah em Rabat, Marrocos, e culminará com as Finais da BAL de 2025 no sábado, 14 de Junho, na SunBet Arena em Pretória, África do Sul.

Por Redacção LanceMZ

Estas era a primeira vez que as Finais da prova não terão lugar na cidade de Kigali, no Ruanda como aconteceu nas quatro anteriores temporadas. A quinta edição terá os primeiros jogos da BAL em Marrocos e a primeira vez que as Finais da BAL terão lugar na África do Sul. Tal como nas anteriores edições, a época 2025 da BAL contará com as 12 melhores equipas de clubes de 12 países africanos, que disputarão 48 jogos em Rabat, Dakar, Senegal, Kigali, Ruanda e Pretória. 

As 12 equipas serão mais uma vez divididas em três conferências de quatro equipas cada. Cada conferência jogará uma fase de grupos de 12 jogos durante a qual cada equipa enfrentará duas vezes as restantes três equipas da sua conferência.

A fase de grupos da Conferência do Kalahari terá lugar de 5 a 13 de Abril em Rabat, no Marrocos. A fase de grupos da Conferência do Saara terá lugar de sábado, 26 de Abril, a domingo, 4 de Maio, na Dakar Arena, em Dakar. A fase de grupos da Conferência do Nilo terá lugar de sábado, 17 de Maio, a domingo, 25 de Maio, na BK Arena, em Kigali. Oito equipas das três conferências qualificar-se-ão para os Playoffs em Pretória, que terão início na sexta-feira, 6 de Junho, e culminarão com as Finais 2025 da BAL no sábado, 14 de Junho.

FALL E MANAVE DESTACAM CRESCIMENTO DA BAL

Para o Presidente da BAL, Amadou Gallo Fall a quinta edição da prova vai demonstrar o crescimento da competição.  "Assistimos a um enorme crescimento ao longo das primeiras quatro épocas da BAL no nível da competição no campo, na assistência e no envolvimento dos adeptos e parceiros em África e no mundo", afirmou o Presidente da BAL, Amadou Gallo Fall.

"A nossa quinta temporada, que é um marco, vai aproveitar essa dinâmica e mostrar ainda mais o nível de talento e a paixão pelo basquetebol em África, inclusive através dos primeiros jogos da BAL em Marrocos e das primeiras finais da BAL na África do Sul", sublinhou Presidente da BAL.

Quem também destacou o crescimento da BAL é o Presidente da FIBA-África, Aníbal Manave, para quem esse crescimento é demonstrado pelo facto de a prova atingir cada vez mais países.

"A Conferência do Kalahari marca mais uma expansão da BAL para um novo país do nosso continente. Estamos muito satisfeitos.", afirmou Anibal Manave, Presidente da FIBA África. "Ano após ano, esta competição cresce, dando maior exposição ao nosso desporto e ajudando a elevar o nível do basquetebol em África, tornando a liga cada vez mais competitiva." 

Esta época, os campeões das ligas nacionais de sete países - Angola, Egito, Marrocos, Nigéria, Ruanda, Senegal e Tunísia - qualificam-se automaticamente para a BAL

A 1 de junho, o Petro de Luanda, de Angola, tornou-se a primeira equipa da África subsariana a vencer as finais da BAL, depois dos anteriores campeões do Egito e da Tunísia. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .