Os quatro pugilistas moçambicanos que vão tomar parte na última etapa de qualificação aos Jogos Olímpicos Paris 2024 já conhecem os seus adversários e as datas dos combates na prova que vai decorrer de 24 de Maio a 2 de Junho, no Huamark Indoor Stadium, na capital da Tailândia. Esta é a derradeira oportunidade para o apuramento para o torneio olímpico de boxe a ter lugar na capital francesa, Paris.
Por Redacção LanceMZ
O primeiro a entrar em cena é o pugilista Armando Sigauque que vai competir na categoria dos menos de 57 quilogramas. Sigauque tem o seu combate agendado para a tarde de sexta-feira, 24 de Maio e deverá defrontar o pugilista Allan Oaike da Papua Nova Guiné. Para chegar a Paris 2024, Armando Sigauque terá que terminar nas três primeiras posições da sua categoria que conta com um total de 63 atletas inscritos.
No dia 26 deste mês, dois pugilistas nacionais entrarão em cena, nomeadamente Bernardo Marrime e Tiago Muxanga. Na categoria dos 63.5 quilogramas, Bernardo Marime vai defrontar o brasileiro Clesisson dos Santos, na tarde deste domingo, sendo que na sua categoria estão inscritos 63 atletas que disputam cinco vagas para os Jogos Olímpicos, o que equivale dizer que os que chegarem às meias-finais estarão automaticamente qualificados para a olimpíada.
Já Tiago Muxanga, que competira na categoria dos 70 kg, terá pela frente o boxeur Kendu Steven originário da Papua Nova Guine, sendo que a sua categoria estão inscritos 70 pugilistas que concorrem a cinco vagas, bastando para tal chegar às meias-finais sendo que o quinto apurado sairá das classificativas dos pugilistas que chegarem aos quartos-de-final.
Por seu turno, Rady Gramane será a última a entrar em cena, concretamente na próxima segunda-feira, 27 de Maio, devendo enfrentar a pugilista da Coreia do Sul, Suyeon Seong, na fase preliminar que conta com a inscrição de 30 pugilista. Gramane vai competir na categoria dos 75 Kg. Para chegar a Paris 2024, Gramane deverá atingir as meias-finais, visto que na sua categoria vão apurar-se para os Jogos Olímpicos quatro atletas.
51 VAGAS EM DISPUTA EM BANGKOG
O torneio de qualificação olímpica a decorrer em Bangkok será a terceira e última oportunidade apuramento para a prova que vai ter lugar em Paris e precede a duas anteriores etapas de apuramento, sendo que a primeira foi de nível continental e a segunda o pré-olímpico de boxe Busto Arsizio 2024, realizada em Março deste ano, na Itália.
A qualificação de Bangkok conta com apenas 51 vagas em jogo, 23 para femininos e 28 para masculinos, distribuídas em 13 categorias de peso, sendo seis para mulheres e sete para homens. No total, 188 vagas de cotas já foram obtidas por 56 Comités Olímpicos Nacionais e pela Equipa Olímpica de Refugiados.
A Austrália lidera com 12 cotas, mas nenhuma nação obteve a quantidade máxima de cotas de atletas disponíveis para o boxe até aqui. Refira-se que em Bangkok estão presentes mais de 600 pugilistas de perto de 130 Comités Olímpicos que lutarão pelas vagas no Torneio de Boxe em Paris 2024. (LANCEMZ)