O que já se previa acabou por confirmar-se: Paulo Mazivila foi eleito na tarde desta sexta-feira, 8 de Dezem "/>  

O que já se previa acabou por confirmar-se: Paulo Mazivila foi eleito na tarde desta sexta-feira, 8 de Dezem "/>

desporto mocambicano

Paulo Mazivila eleito sucessor de Roque Sebastião na presidência da FMB

  • 844

 

O que já se previa acabou por confirmar-se: Paulo Mazivila foi eleito na tarde desta sexta-feira, 8 de Dezembro, Presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) sucedendo na posição a Roque Sebastião que vinha desempenhando o cargo nos últimos quatro anos. O candidato único obteve oito votos a favor, houve uma abstenção e um voto nulo, que não impediram a confirmação da eleição do novo timoneiro da FMB.

 

Por Alfredo Júnior

 

A Assembleia Geral Ordinária contou com a participação de 10 Associações Provinciais, oriundas de todo país, com à execução da província de Maputo cuja participação não foi aceite pelo Presidente da Mesa por o delegado estar provido de elementos que atestassem a existência de uma associação naquela região do país.

 

Antes da sua eleição, Mazivila passou por uma prova oral em que apresentou as linhas de força do seu manifesto assente no lema: “O ímpeto que nos conduz, leva ao cesto”. O candidato eleito referiu que o seu elenco apresenta um manifesto para tirar o basquetebol da situação em que se encontra, garantindo apoio financeiro para as associações provinciais que movimentam a modalidade.

 

APROVADOS RELATÓRIOS COM RESERVAS

 

A Assembleia Geral  Ordinária da FMB decorreu no Auditório Ferdinand Wilson, na sede da Federação Moçambicana de Futebol e a primeira parte da magna reunião foi dedicada a discussão e aprovação dos Relatório de Actividades e de Contas dos últimos anos, documentos que foram aprovados com ressalvas para o relatório financeiro por ele apresentar dívidas para com vários credores incluindo para alguns elementos da Direcção cessante.

 

Nos documentos apresentados por Roque Sebastião não ficou claro a tamanho do passivo financeiro existente da FMB, tendo as Associações recomendado que o presidente cessante apresentasse até este sábado que indiquem quais as divididas existentes para uma melhor gestão das mesmas.

 

No final da Assembleia Geral, Roque Sebastião explicou à comunicação social que as “dívidas da FMB estão na ordem dos 1 milhão e 700 mil Meticais, sendo que a FMB tem a receber pouco menos de 200 mil Meticais.

 

Quando questionado sobre este aspecto, Paulo Mazivila, mostrou-se preocupado, mas adiantou que “as dívidas estão para ser supridas de acordo com as prioridades, vamos ver quais são as prioridades na Federação e vamos trabalhar, vamos ver o que possível fazer, vamos ver quais as que podem ser eliminadas de imediato e vamos procurar parceiros para a Federação se tornar sólida”.

 

CARAS NOVAS NA LISTA DE MAZIVILA

 

A lista liderada por Paulo Mazivila conta com a presença de rostos novos nas lides directivas da bola-ao-cesto nacional. À semelhança do cabeça-de-lista, a maioria dos elementos vão assumir pela primeira vez um cargo directivo na modalidade, caso sejam eleitos.

 

Porém, há nomes já conhecidos nos meandros basquetebolisticos nacionais, tal é o caso de César Tique que já assumiu várias pastas incluindo a de treinador, com passagens por clubes como o Desportivo Maputo.

 

 A Comissão Nacional de Árbitros de Basquetebol é a que conta com maior número de figuras conhecidas para a modalidade, sendo liderada por  José Frederico Dimas, contando com Guideon Matsinhe, Almeida Colaço,  Lucilio Gimo e Anastácio Monteiro como vogais. (LANCEMZ)

 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .