A cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos Paris 2024, que decorreu no Stade de France, chegou ao fim. Los Angeles recebeu hoje a bandeira olímpica das mãos de Anne Hidalgo, na passagem de testemunho dos Jogos Paris 2024 para os da cidade da Califórnia, em 2028. Foi um evento marcado por muita cor e luz, bem como com a presença do actor norte americano Tom Cruise que encerrou a cerimónia com uma descida espetacular ao solo, ao estilo da Missão Impossível, antes de carregar a bandeira olímpica numa entrega simbólica a Los Angeles 2028.
Por Alfredo Júnior em Paris
Durante a cerimónia de encerramento de Paris 2024 Anne Hidalgo passou a bandeira olímpica para o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, que a entregou a Karen Bass, mayor de Los Angeles.
Para sinalizar esta passagem, a cerimónia contou com a participação de Tom Cruise – que desceu do topo do estádio, qual personagem de Missão Impossível – e com a presença musical de três artistas ligados à cena musical de Los Angeles: Red Hot Chili Pepper, Billie Eilish e Snoop Dog, que cantaram a partir de Venice Beach. Os Jogos Olímpicos de LA vão decorrer a partir de 14 de Julho de 2028 até dia 30 de Julho.
CIDADE DOS ANJOS CONSEGUIRÁ SUPERAR A CIDADE LUZ?
O astro de Hollywood Tom Cruise participou da cerimónia de encerramento que, diferentemente da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, encharcada de chuva, a 26 de julho, foi aquecida pelo clima ensolarado e quente. O nadador francês Léon Marchand começou a jornada da chama olímpica até o Stade de France.
Para Los Angeles, superar Paris pode ser uma missão impossível. A capital francesa fez uso espetacular de sua paisagem urbana para seus primeiros Jogos em 100 anos. A Torre Eiffel e outros monumentos icônicos se tornaram estrelas olímpicas por direito próprio, servindo como cenários e, em alguns casos, locais para competições.
Mas Los Angeles na recepção do testemunho trouxe seu próprio poder de estrela: a cantora Billie Eilish, o rapper e pilar das Olimpíadas de Paris Snoop Dogg e os Purple Chili Peppers se apresentaram no domingo como parte da transferência da Cidade Luz para a Cidade dos Anjos.
O estádio, o maior da França, foi um dos alvos dos atiradores e homens-bomba do Estado Islâmico que mataram 130 pessoas em Paris e arredores a 13 de Novembro de 2015. A alegria e as comemorações que tomaram conta de Paris durante os Jogos, quando o nadador Léon Marchand e outros atletas franceses acumularam 64 medalhas — 16 delas de ouro — marcaram um grande divisor de águas na recuperação da cidade daquela noite de terror.
Mais de 70.000 espectadores assistiram à cerimónia de encerramento no domingo no Stade de France, em Paris, bem como mais de 8.000 atletas de 206 delegações e 270 artistas. O evento contou com estrelas internacionais como Phonenix, AIR, Angele e Alaine Roche, que actuou num piano suspenso.
Foram 80 os países que asseguraram medalhas nestes Jogos, sendo que os Estados Unidos foi o mais medalhado, com cerca de 126 metais. A China ficou em segunda posição com 91 medalhas, a Grã-Bretanha com 65, a França com 64 e a Austrália, a última do top 5, conquistou 53. Se considerarmos apenas as medalhas de ouro, os Estados Unidos empataram com a China, com 40 metais para cada um. (LANCEMZ)