A Selecção Nacional de Futebol, Mambas, iniciou na manhã desta segunda-feira, 4 de Setembro, com os trein "/> A Selecção Nacional de Futebol, Mambas, iniciou na manhã desta segunda-feira, 4 de Setembro, com os trein "/>
desporto mocambicano

Operação Benim já em marcha com Mambas a trabalharem em Tchumene

  • 687

A Selecção Nacional de Futebol, Mambas, iniciou na manhã desta segunda-feira, 4 de Setembro, com os treinos tendo em vista o jogo do próximo sábado, 9, diante do Benim, referente a sexta e última jornada da fase de grupos de acesso ao Campeonato Africano das Nações, CAN-2023, jogo decisiva que terá lugar no Estádio Nacional do Zimpeto.

Por Alfredo Júnior e Fotos de Arquivo 

A “Operação Benim” arrancou com Chiquinho Conde a trabalhar com 12 jogadores que militam internamente e com Edmilson Dove (África do Sul) e  David Malembana (Bulgária), tendo em conta que os que jogam no estrangeiro estiveram envolvidos nos jogos das respectivas equipas que decorreram ao longo do fim-de-semana, com Geny Catamo a ser um dos últimos que esteve em campo, pois na noite de domingo viu o seu Sporting empatar a uma bola com o Sporting Braga.  

Ao todo serão 25 jogadores que vão integrar o grupo de trabalho que vai começar a ficar completo a partir de terça-feira, 5 de Setembro, com a chegada dos jogadores que militam na Europa. Desta lista destaca-se a chamada pela primeira vez dos jogadores Ricardo Guimarães (do Chaves de Portugal) e Jonathan Muiomo (FC Carl Zeiss Jena da Alemanha), visto que ambos concluíram o processo de naturalização, podendo por isso envergar a camisola dos Mambas.

Conde vai afinar observar o estágio em que os jogadores chegarão ao Mambas depois dos compromissos nos seus clubes, bem como irá definir a estratégia tendo em vista esta partida em que Moçambique precisa de no mínimo de um empate para carimbar a qualificação para o CAN-2023 que vai ter lugar próximo ano na Costa do Marfim.

Por esse facto, o Seleccionador Nacional não vai abdicar da habitual forma de estar em campo dos Mambas, frisando que “continuaremos a usar o nosso lema, segundo o qual se não dá para ganhar, também não dá para perder”, perante um adversário que virá ao Estádio Nacional do Zimpeto com vontade de ganhar, visto que alimenta a esperança de qualificar-se para o CAN-2023.

MAMBAS EM VANTAGEM E A UM PONTO DO CAN

Na primeira volta, a 8 de Junho de 2022, Moçambique venceu por uma bola a zero no confronto realizado em Cotonou, com o golo a ser apontado por Geny Catamo. Moçambique segue em segundo lugar do Grupo G com 7 pintos, mais dois que o Benim que conta com cinco pontos, num grupo em que o Senegal já assegurou a qualificação para o CAN-2023, somando nesta altura 13 pontos e na última jornada defronta o Ruanda está sem hipóteses de chegar à derradeira etapa da prova.

A última vez que os Mambas marcaram presença no CAN foi em 2010, em Angola. Curiosamente, o combinado nacional decidiu a qualificação em Maputo, vencendoa Tunísia. Dário Monteiro foi o herói da partida, ao apontar o único golo.

A Federação Moçambicana de Futebol já está a preparar a realização do jogo tendo definido os preços dos bilhetes para esse jogo que estão fixados em 200 Meticais para a bancada sombra e 100 Meticais para a bancada sol

ARBITRAGEM DO EGIPTO

O egípcio Mohamad Abel Elsaid Hussien foi o designado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) como árbitro principal do jogo Moçambique vs Benim, inserido na 6ª jornada do grupo L de qualificação para o CAN. Hussien terá como auxiliares os compatriotas Sami Mohamed Malhal e Yousser Wahid Elbosaty.

Já Mohamoud Albana será o quarto árbitro deste duelo decisivo nas contas de qualificação para o Campeonato Africano das Nações.

O árbitro principal, de 37 anos, dirigiu, no passado dia 27 de Março, o duelo Angola–Gana, que terminou empatado a uma bola.

Lista de convocados

Guarda-redes: Ernani, Victor e Fazito

Defesas: Domingos, Edmilson, Bruno Langa, Bheu, Mexer, Malembana, Chamboco, Nené;

Médios: Amadou, Guima, Dário, Shaquille, Muiomo, Clésio, Geny, Domingues, Witi, Gildo e Telinho

Avançados: Ratifo, Faizal Bangal e Dayo

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .