O jogo Moçambique - Guiné Bissau registou um momento pouco comum nos campos de futebol na Pérola do Índico: invasão de campo com o jogo ainda a decorrer. Foi logo após Elias Macamo ter apontado o segundo golo dos Mambas que um adepto decidiu “pular a cerca” e ir direitinho ao goleador mor do Moçambola, quiçá para pedir-lhe um registo para a posteridade. Um momento captado pelo nosso fotógrafo Sérgio Sitóe.
Por Alfredo Júnior e Sérgio Sitóe (Fotos)
O invasor entrou para o relvado no momento certo e agiu que nem 12º jogador, pois o seu acto permitiu a paralisação da partida e consequente quebra do ritmo de jogo, sobretudo para a Guiné Bissau que estava a ensaiar mais uma resposta à medida para chegar ao golo de empate.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
O indivíduo em causa só queria deixar-se fotografar com o homem golo, num acto semelhante ao que temos testemunhado pela televisão quando invasores roubam a cena só para tirar um registo com Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo.
Não se conhece a identidade do invasor nem o que aconteceu depois de ter sido cercado por quase uma dezena de “azulinhos”, ou seja pelos “zelosos” membros da Polícia da República de Moçambique e pelos elementos da segurança privada que se fizeram de pronto ao interior do campo para retirar quem estava há mais naquele espaço. Curiosamente a invasão aconteceu momentos antes de a Força de Intervenção Rápida, armada até aos dentes, se posicionar no habitual cordão de proteção feito no final de cada jogo.
Falhou a segurança em torno do jogo, mas o invasor de campo acertou o momento ideal interromper o jogo, quiçá lembrando-se de que nos dois anteriores confrontos entre Moçambique e a Guiné Bissau, os Djurtos sempre empataram em período de compensação causando dissabores para os Mambas e seus adeptos. (LANCEMZ)