O Presidente da República, Filipe Nyusi, revelou que o Governo da Argélia vai investir 30 milhões de dólares, na construção de uma arena desportiva multiuso em Moçambique, para a realização de jogo das modalidades de salão, bem como para a realização de outros eventos de vária índole cultural entre outros.
Por Alfredo Júnior
O facto foi revelado por Filipe Nyusi no balanço da visita de trabalho que efectuou à Argélia, na qual o desporto foi uma das agendas da presença do alto magistrado da nação que esteve naquele país a convite do seu homólogo, Abdelmadjid Tebboune.
Falando na conferência de imprensa de balanço desta visita, Nyusi revelou que “quando colocamos a nossa preocupação de construção de uma arena multiuso o presidente da Argélia imediatamente anuiu com a ideia e disse que vai doar 30 milhões de dólares americanos para levar avante este projecto”.
Nyusi disse que esta iniciativa vai resolver um dos problemas que os desportistas moçambicanos há muito aguardavam, tendo em conta que o país não possui pavilhões que possam responder às exigências internacionais para a realização de provas nas modalidades de salão.
Sem avançar datas para o início da concretização do projecto, Nyusi revelou que caberá aos moçambicanos apresentarem o que pretendem para que o Governo argelino viabilize este investimento.
“Todos desportistas sentem que o país não tem este pavilhão multiuso, vai ser um grande ganho e agora a bola está do nosso lado, temos que completar a apresentação do que exactamente queremos e como queremos para submetermos a avaliação da Argélia para que nos possa apoiar, visto que eles têm muita experiência incluindo no âmbito da construção de infraestruturas desportivas”, disse Nyusi.
Por outro lado, o governo argelino mostrou-se disponível para acolher estágios de preparação dos atletas moçambicanos de diversas modalidades que poderão utilizar as condições existentes na Argélia para aprimorar as suas capacidades.
“O presidente argelino, pessoalmente, manifestou interesse em acolher estágios de equipas de diferentes modalidades desportivas neste país. Os atletas moçambicanos podem fazer diferentes estágios quando estiverem a ir às competições internacionais e a Argélia garante que vão colocar à disposição as suas infraestruturas. É um país irmão e nós acolhemos isso com alguma simpatia”, disse Nyusi. (LANCEMZ)