desporto mocambicano

Novo e moderno Amahoro Stadium será concluído em Junho de 2024 e custa 165 milhões de USD

  • 1088

Desde Agosto de 2022 que está em marcha o plano do Ruanda para resolver de uma vez por todas o problema de falta de estádio aprovado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para acolher jogos de futebol.  É que as obras de construção do novo Amahoro Stadium estão em ritmo acelerado e as autoridades ruandesas esperam que o novo e moderno recinto desportivo esteja concluído em Junho de 2024. O empreendimento está a ser erguido na mesma área onde se situava o histórico e velhinho estádio que foi demolido para dar lugar a uma infraestrutura de qualidade invejável que vai ser das mais modernas de África.

 

Por Alfredo Júnior em Kigali

 

O estádio está passar por uma transformação notável com o projeto de expansão realizado pela construtora turca SUMMA em uma joint venture com a Real Contractors, uma construtora local. A SUMMA é a mesma empresa que construiu a BK Arena que nos últimos anos tem sido palco dos principais eventos desportivos nas modalidades de salão, com destaque para as finais da Basketball África League que Kigali acolhe pela terceira vez consecutiva. Também construiu o Estádio Abdula

 

O novo Amahoro Stadium custará ao governo mais de 160 bilhões de Francos Ruandeses (cerca de 165 milhões de dólares) para concluir com sucesso a atualização da instalação multiuso, cuja capacidade inicial deverá aumentar de 25.000 para 45.000 lugares após a conclusão, tornando-o o maior estádio do país.

 

O Estádio Amahoro faz parte do proposto centro desportivo de Remera, situado ao lado de infraestruturas como a rebatizada BK Arena e o estádio coberto Amahoro, comumente conhecido como Petit Stade, bem como o Ginásio dos Jogos Paraolímpicos.

 

O Estádio Nacional do Amahoro terá ainda lojas, restaurantes e bares, o que lhe permitirá funcionar mesmo na ausência de atividades desportivas ou outros eventos. Terá campos de futebol e rugby de dimensões internacionais e uma pista de atletismo. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .