A selecção nacional de basquetebol sénior feminino deixa esta tarde a capital do país com destino a Cidade do México, no México, onde de vai tomar parte na pré-qualificação ao Campeonato do Mundo da categoria, etapa de apuramento que vai decorrer de 19 a 25 de Agosto corrente.
Este é o fim de uma novela com enredo tipicamente mexicano em que depois de muito reboliço o final acaba por ser feliz para os principais actores. Depois da possibilidade colocada por Paulo Mazivila, Presidente da FMB, que revelou as dificuldades financeiras para viabilizar a viagem, a entidade máxima da bola-ao-cesto e o Fundo de Promoção Desportiva conseguiram garantir as condições para a viagem da delegação moçambicana.
É assim que de acordo com as regras da FIBA que garante a hospedagem e alimentação para 18 elementos, Governo encontrou soluções para garantir a presença desse pessoal essencial para que o combinado nacional participe na pré-qualificação enquanto que os restantes 7 elementos (perfazendo uma delegação de 24 elementos) serão custeados pela FMB.
A selecção moçambicana está integrada no mesmo grupo que o México com que faz o primeiro jogo a 20 de Agosto, Montenegro, com quem joga a 22, e Nova Zelândia, selecção com a qual vai encerrar a fase de grupos a 23 deste mês. (LANCEMZ)