desporto mocambicano

Nova Mania do Moçambola será chegar a mais de um milhão de famílias pela TV

  • 1258

O Campeonato Nacional de Futebol, vulgo Moçambola, vai chegar à casa de cerca de um milhão de famílias que poderão acompanhar semanalmente a transmissão de quatro jogos em directo, dos seis que constituem a jornada da maior prova futebolística do país. Este facto surge na sequência do início das transmissões de um canal dedicado à transmissão dos jogos do Moçambola e de outros programas de entretenimento desportivo e não só, denominado Canal Mania que estará disponível na Plataforma StarTimes, sendo também acessível através da TMT.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O lançamento deste novo canal televisivo teve lugar na tarde desta quinta-feira, 30 de Março, na cidade de Maputo e as transmissões iniciam a 3 de Abril, precisamente 12 dias antes do arranque do Moçambola, prova que foi o mote para a criação do Canal Mania, na sequência do acordo de cedência dos direitos de transmissão do Campeonato Nacional de Futebol a operadora chinesa Startimes.

 

“Agora o Moçambola terá a transmissão de quatro jogos por jornada, ou seja, mais de metade das partidas de cada ronda, acredito que esse é um grande passo para que o público esteja por dentro desta competição. Outra grande novidade é podermos transmitir os jogos de todas regiões do país, ou seja, vamos ter jogos televisionados em directo das regiões sul, centro e norte o que vai permitir que todos se sintam representados neste novo Canal Mania”, disse Paulo Manhate, responsável pelos conteúdos na StarTimes Moçambique.

 

A transmissão de jogos do Moçambola neste novo canal terá a produção da Televisão de Moçambique que também irá transmitir uma partida por jornada, o que vai permitir que o Campeonato Nacional de Futebol também seja visto num canal “free to air”, fora dos canais pagos da plataforma StarTimes e TMT.

 

“A TVM é o nosso grande alicerce porque vai ser a responsável pela realização e comentários dos jogos, para além de garantir a qualidade das transmissões das partidas no Canal Mania permitindo que os jogos saiam dos estádios para as casas dos nossos telespectadores”, disse Manhate.

 

A Liga Moçambicana de Futebol rubricou um contrato válido por dez anos, sendo que este ano espera encaixar o montante de 400 mil dólares americanos, cerca de 26 milhões de Meticais, sendo que o acordo permite a análise do mesmo de quatro em quatro anos e o Presidente da LMF, Ananias Couana, diz que o mesmo vai permitir a melhoria na qualidade organizativa do Moçambola. Mas há um grande desafio para os clubes, relacionados com as infraestruturas.

 

“Se olharmos aquilo que é a qualidade que pretendemos e aquilo que é exigido pela StarTimes precisamos de pensar naquilo que temos que fazer para poder trazer a melhor qualidade de transmissão do Moçambola. Há mais aspectos que estarão envolvidos, como a questão do marketing, em que a StarTimes e a LMF terão que ir ao mercado para trazer outras marcas para associarem-se ao próprio Campeonato e aí haverá repartição dos ganhos pelas partes e isso vai refletir-se nos clubes. O que teremos que fazer é acreditar no Project, iniciarmos esta época e depois à medida que os anos forem correndo veremos o que esta empresa trará para a melhoria das condições dos próprios clubes e de organização do campeonato”, disse Ananias Couana.

 

Para além do Moçambola, o Canal Mania propõe-se a transmitir programas desportivos nacionais, bem como a transmissão de campeonato do estrangeiro, destacando-se os jogos da

equipa de Cristiano Ronaldo, o Al- Nasser Football Club, da Liga Profissional da Arábia Saudita, entre outras competições do futebol europeu. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .