desporto mocambicano

Nilton Macamo apitou final ganha pelo Egipto no Afrobasket Sub-18

  • 325

O árbitro internacional moçambicano Nilton Macamo apitou na tarde deste domingo, 14 de Agosto, a final do Campeonato Africano das Nações na categoria de Sub-28, designando Afrobasket Sub-18, ganha pelo Egipto que derrotou o Madagáscar por 81-54, ganhando por via deste triunfo o título de campeão africano da categoria.

 

Nilton Macamo foi o terceiro árbitro de uma equipa que contou ainda com a presença de Eric Otiyeno (do Quénia) e Adlen Larouci (Argélia) que fizeram um trabalho à altura das exigências desta final decorrida no Palais des Sports Gym, em Antananarivo.

Antes desta final, o árbitro moçambicano foi nomeado para outros embates desta prova. A estreia de Nilton Macamo Afrobasket Sub-18 aconteceu a 4 de Agosto, quando acompanhado por Haja Maminiaini Ranaivoson (Madagáscar), e Adlen Larouci (Argélia) dirigiu a partida entre Ruanda e Mali (vitória dos malianos por 67-49).

 

Dia seguinte, ou melhor, a 5 de Agosto, o árbitro neutro moçambicano apitou com Haja Maminiaini Ranaivoson (Madagáscar) e Jerome Olivier Denis (Mauritânia) a partida que ditou a vitória do Egipto diante da Guiné Conacri (68-43).

 

O juiz voltou a entrar em cena, no dia 7 de Agosto, quando apitou o jogo Egipto vs Ruanda, no qual os egípcios ganharam por 20 pontos: 72-52.

 

No fecho da fase de grupos, Nilton Macamo, Haja Maminiaini Ranaivoson (Madagáscar) e Emmanuel O.Paterne Kpawogbo (Benin) apitaram a partida Mali e Guiné-Conacri.

 

Outro árbitro internacional moçambicano que esteve em evidência neste Afrobasket Sub-18, foi Maria Liliana Bagnath que tomou parte em quatro jogos desta competição, entre Mali e Uganda, na qual as malianas venceram por 100-40, na partida em que Madagáscar derrotou a Argélia, por 59-43,  Uganda vs Argélia (as argelinas venceram por 72-69) e o duelo Egipto vs Argélia (as egípcias venceram  com um resultado de 111-38).

 

O Campeonato Africano sub-18 da FIBA, ao nível de masculinos, qualifica as duas melhores selecções (Egipto e Madagáscar) para o Mundial de 2023 na Hungria. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .