Depois de vencer o seu primeiro jogo olímpico desde 2004, derrotando a Austrália por 75-62 na abertura do grupo, a 29 de Julho, a seleção feminina de basquetebol da Nigéria derrotou o Canadá no domingo, 4 de Agosto, por 79-70 e apurou-se para os quartos-de-final dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Por Alfredo Júnior em Lile
Com a derrota, o Canadá terminou em último lugar no grupo B e, portanto, não passará para a fase seguinte. Ezinne Kalu liderou a Nigéria na pontuação com 21 pontos, enquanto Shay Colley liderou os canadenses com 17 pontos.
O primeiro quarto foi equilibrado, com o Canadá a lutar para permanecer na disputa para avançar, chegando a ter uma vantagem de quatro pontos no intervalo (41-37).
No entanto, ao sair do intervalo, as nigerianos aplicaram uma pressão que os canadianas simplesmente não conseguiram suportar e da qual nunca recuperaram. A Nigéria superou o Canadá por 23 a 5 no terceiro quarto, incluindo uma sequência de 15 a 0 para abrir uma vantagem de oito pontos.
Na metade do quarto período, a vantagem nigeriana havia aumentado para intransponíveis 17 pontos. A Nigéria acertou 45 por cento no lançamento de campo e 38 por cento de baixo do cesto, mas a sua defesa foi o catalisadora para a vitória crítica.
As D'Tigress mantiveram o Canadá com apenas 37% nos lançamentos no geral, incluindo um péssimo 5-26 de longa distância. As africanos forçaram 26 perdas de bola canadenses que foram convertidas em 27 pontos na outra ponta, um grande fator decisivo em um jogo com implicações tão importantes. Destas 26 perdas, a Nigéria teve 16 roubos de bola.
Outra grande discrepância no jogo foi o arremesso de lance livre. O Canadá chegou à linha 22 vezes, mas converteu apenas 15 dessas tentativas, enquanto a Nigéria fez 14-17 na faixa. Combinar reviravoltas e lances livres perdidos com um fraco desempenho de arremesso foi uma receita para o desastre para os canadenses, que terminaram a corrida em Paris 2024 sem vitórias.
A defesa da Nigéria continua a ser a identidade do grupo. Apesar de perder para a França por 75-54 no dia 1º de Agosto, as D'Tigress avançam para a fase a eliminar da competição cuja fase inicial vinha decorrendo no Stade Pierre Mauroy, na região de Lile Metropolitan. (LANCEMZ)