desporto mocambicano

Nem o VAR tirou o bronze a Moçambique na Taça COSAFA em seniores femininos

  • 1038

A selecção nacional de futebol de sénior feminino de Moçambique conquistou a medalha de bronze da 11ª edição da Taça COSAFA, ao derrotar a sua congénere do Zimbabwe por duas bolas sem resposta, com os golos a serem apontados por Lúcia Leila Moçambique. Esta é a primeira vez que a selecção moçambicana conquista a medalha de bronze nesta competição regional, revelando uma clara evolução da equipa orientada por Luís Fumo.

 

Por Redacção LanceMZ 

 

A partida foi dominada pelas moçambicanas que na segunda parte viram o VAR a anular um golo da capitã Deolinda Gove que tirou um remate fora da grande área que foi parar ao fundo das redes da guardiã Zimbabweana Magwede. Mas a árbitra das Ilhas Maurícias considerou que o passe para Gove foi feito pelo braço de Emília Cazembe considerando um passe irregular, por isso anulado o lance. 

Porém, este facto não fez com que as pupilas de Luís Fumo baixassem os braços, continuaram na mó de cima ao longo do jogo e fruto disso chegaram ao primeiro golo, na sequência de um alívio da guarda-redes zimbabweana que foi parar aos pés de Lúcia Leila Moçambique que colocou a sua técnica em evidência e enviou a bola para o fundo da baliza já desertas. Estavam decorridos 87 minutos e Moçambique chegou à merecida vantagem. 

 

Aos 90+4 minutos, Lónica esteve próxima do segundo golo quando colocou-se na cara da guardiã Magwedze que conseguiu defender para canto. Na sequência da cobrança a bola para nos pés de Cina Manuel que tirou proveito da situação e rematou a contar, marcando o tento da confirmação da vitória moçambicana.  

Como corolário da sua exibição ao longo dos 90 minutos, Lúcia Moçambique foi eleita a Melhor Jogadora em campo e recebeu por isso uma distinção por parte da organização. Esta foi a quarta vez que uma jogadora moçambicana conquista este prémio individual. 

 

Moçambique chega a medalha de bronze depois de uma irrepreensível exibição na 11ª edição da Taça COSAFA em que na fase de grupos consegui um empate com Zâmbia, fez uma reviravolta na partida frente à Comores e venceu por 3-1 e no duelo lusófono derrotou Angola por uma bola a zero. Nas meias-finais, depois de ter estado em vantagem frente ao Malawi acabou perdendo por 2-1, graças a uma reviravolta protagonizada por Temwa, uma das melhores jogadores desta edição. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .