desporto mocambicano

Nasir Salé regressa à selecção feminina com o sonho de voltar ao pódio do AfroBasket

  • 695

 

O renomado treinador moçambicano Nasir Salé foi anunciado, na manhã desta quarta-feira 30 de Abril, como treinador da Seleção Nacional de Basquetebol Sénior Feminino, em conferência de imprensa decorrida na sede da Federação Moçambicana de Basquetebol em Maputo. Levar a equipa de todos nós ao pódio do campeonato Africano de Basquetebol da categoria, AfroBasket 2025 é o objectivo desta contratação feita pela FMB, tendo em vista a prova que vai decorrer em Abidjan, na Costa do Marfim.

 

Por Redacção LanceMZ

 

O homem que conquistou a África na modalidade da bola-ao-cesto volta ao comando técnico da Seleção Nacional e disse que o grupo onde Moçambique está inserido no AfroBasket 2025, a par da Nigéria e Ruanda, permite sonhar, pois não se paga nenhuma taxa para tal, mas o objetivo é trabalhar para que a seleção chegue a bom porto.

 

“É preciso que a gente tenha os pés bem assentes no chão. Vamos primeiro encarar a fase do grupo, independentemente daquilo que vai ser o resultado, mas nunca desistir em nenhum jogo, nunca desistir naquilo que possa ser a nossa classificação e pensar que nos cruzamentos nós podemos fazer diferente, porque vamos constantemente pensar em jogar, nunca para desistir e tentarmos ganhar todos os jogos”, disse Nasir Salé.

 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

 

Questionado se já há uma perspectiva do local ideal para o estágio da seleção, o “Senhor dos Anéis”, como é carinhosamente tratado, respondeu afirmando que ainda está a trabalhar e que neste momento é prematuro dizer, mas em tempo oportuno será comunicado.

 

“Neste preciso momento não me permite anunciar onde nós teremos esta facilidade de trabalho, mas brevemente iremos comunicar quais são realmente os ideais que nós temos, qual é a nossa perspectiva, onde é que realmente nos dá mais vantagem”, explicou o seleccionador nacional.

 

Sobre a convocatória, o timoneiro da Seleção Nacional disse estar ainda a trabalhar neste aspecto, tendo em conta que a avaliação das atletas que jogam fora do país, e em especial as que jogam em alta competição, que poderão fazer parte das seleccionadas, esperando para tal contar com o apoio do “staff” técnico a ser anunciado brevemente que também dará o seu contributo na questão da escolha das atletas que vão representar o país nesta edição do AfroBasket.

 

“Teremos uma outra fase para nós nos pronunciarmos em função daquilo que são as pré-convocadas e iremos também anunciar aquilo que vai ser o meu staff de apoio e staff técnico e neste preciso momento se calhar vamos nos focar em função daquilo que são as diretrizes para o nosso início de campanha, o nosso tempo de treinamento”, explicou o treinador.

 

MAZIVILA DIZ NASIR VAI APOIAR NA FORMAÇÃO DE TREINADORES

 

Paulo Mazivila, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, na sua intervenção na apresentação do Seleccionador Nacional, explicou que a contratação de Nasir Salé, não é apenas para desempenhar a função de treinador da selecção principal feminina, mas também como membro da equipa técnica da Federação e que vai ajudar nas questões de formação de treinadores, entre outros aspectos, visto que na Nelito é Instrutor FIBA na área de capacitação de técnicos. 

 

“O Nasir Salé vai tomar dianteira dos trabalhos da seleção nacional e não só. Este acordo com o coach Nelito não visa só tratar assuntos desta campanha, mas também alguns outros assuntos a nível interno da Federação e vai ajudar-nos na questão de formação e outros assuntos que têm a ver com a reestruturação da própria área técnica da FMB, vamos contar muito com o apoio dele”, explicou Mazivila.

 

Mazivila falou ainda da questão do estágio da seleção nacional, quando faltam 86 dias para o AfroBasket 2025, afirmando que a FMB tem o sonho de realizar o mesmo na Turquia, porém tudo está dependente dos programas que serão apresentados pelo seleccionador.  

 

“E já existem algumas respostas positivas, mas tudo vai depender das opções de trabalho apresentadas pelo selecionador. É o nosso sonho, mas vai depender daquilo que é o programa de trabalho para o selecionador. Se calhar não será a Turquia, será um outro canto que ele irá indicar, essa já é uma questão técnica, nós não podemos entrar em muitos detalhes com as questões técnicas”, explicou o Presidente da FMB. 

 

Refira-se que Nasir Salé esteve no comando da Seleção Nacional no AfroBasket 2021, que teve lugar em Yaoundé, nos Camarões, onde o Moçambique terminou na quinta posição. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .