Nasir “Nelito” Salé é o eleito pelo LanceMZ como o Treinador do Ano de 2024. O treinador da equipa feminina do Ferroviário de Maputo conduziu a sua equipa à conquista de quase todas as provas que teve pela frente ao longo do ano, com destaque para o título de Campeão Africano ao arrebatar sem derrotas a segunda edição da Liga Africana de Basquetebol Feminino (WBLA, na sigla inglesa), justamente no último mês do presente ano.
Por Redacção LanceMZ
Salé conduziu a sua equipa de forma brilhante, começando por fazer face às adversidades que marcaram a época, como é o caso de ter um plantel curto que acabou afectado por lesões de algumas das suas principais unidades, como é o caso do experiente poste Odélia Mafanela.
Das seis competições que teve pela frente, Nelito conduziu as “locomotivas” à conquista de cinco provas, nomeadamente, a Supertaça de Maputo, a Taça Maputo JOGABTES, o Campeonato da Cidade de Maputo, a Liga Sasol e a Liga Africana de Basquetebol Feminino.
VENCEDOR TAMBÉM NA ACADEMIA
Para além de demonstrar a sua competência na condução da sua equipa dentro da quadra, Nasir Salé demonstrou ser vencedor no ramo académico, pois poucas semanas antes de conduzir o Ferroviário de Maputo ao título de campeão africano viu a Universidade Eduardo Mondlane através da Escola Superior de Ciências do Desporto (ESCIDE-UEM) a atribuir-lhe o título de Mestre em Ciências do Desporto.
No âmbito dos estudos efectuados na ESCIDE-UEM, Salé apresentou um tema que levou o título de “Programa de preparação física baseado em cargas selectivas para as jogadoras de basquetebol sénior do Clube Ferroviário de Maputo”.
A preparação física é o aspecto fundamental da preparação do atleta, que garante o domínio das habilidades e sua eficácia no jogo, pois promove o desenvolvimento de capacidades básicas para o desempenho desportivo. Este estudo teve como objectivo elaborar um programa de preparação física baseado em cargas selectivas para a equipa de basquetebol sénior feminino do Clube Ferroviário de Maputo, com o intuito de melhorar a condição física das atletas.
Os resultados demonstraram uma melhoria significativa no desempenho físico das jogadoras, após a implementação do programa, sendo a força explosiva e a eficácia de concretização, com maior realce, factos comprovados com as conquistas alcançadas pela equipa conduzida pelo categorizado técnico Nasir Salé que este ano conquistou o seu quarto anel de campeão africano, depois de ter conquistado o ceptro em 2007 e 2008 pelo Desportivo Maputo e em 2012 pela Liga Desportiva de Maputo. (LANCEMZ)











