desporto mocambicano

Moçambola encaixa 400 mil USD por ano e ganha fôlego com novo negócio das transmissões televisivas num contrato por 10 anos

  • 830

O Moçambola passará a ser transmitido pela Startimes Moçambique provedora de serviços de televisão que adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Nacional de Futebol, num acordo rubricado com a Liga Moçambicana de Futebol (LMF) que vai encaixar 400 mil dólares americanos (cerca de 26 milhões de Meticais) ao longo de cada um dos dez anos que vai durar o compromisso com a plataforma de origem chinesa.

 

Por Redacção LanceMZ


 A Startimes foi a empresa escolhida num concurso tornado público pela LMF por ter apresentado uma proposta mais apetecível. Com efeito, a Startimes, vai criar um canal exclusivamente dedicado à produção de conteúdos do Moçambola e a transmissão de jogos.

 

A ZAP que detinha os direitos de transmissão viu a sua ligação com a prova máxima do futebol nacional chegar ao fim, após efectuar propostas que não iam de encontro com o desejo dos clubes. É que a empresa de capitais angolanos quis reduzir o seu financiamento ao Moçambola de 18 para cerca de 13 milhões de Meticais o que não foi do agrado dos clubes que instaram a LMF a encontrar um novo parceiro.

 

E a empresa de capitais chineses que opera no país há mais de 10 anos e com vasta experiência ao nível do continente africano antecipou-se no negócio oferecendo uma proposta irrecusável de 400 mil dólares (cerca de 26 milhões de Meticais) anuais, superando em cerca de 8 milhões de Meticais o anterior contrato de transmissões televisivas da principal prova do futebol nacional.

 

NOVA PÁGINA PARA FUTEBOL MOÇAMBICANO

 

Para a LMF este acordo abre uma nova página no futebol moçambicano visto que o novo parceiro vai permitir que mais jogos tenham transmissão televisiva, numa produção que estará assegurada pela Televisão de Moçambique.

 

Ananias Couana referiu que agora há um desafio lançado aos clubes para que melhorem as suas infraestruturas permitindo a transmissão de mais jogos invertendo o actual cenário que assiste actualmente em que apenas dois jogos por jornada beneficiam da transmissão televisiva.

 

“Teremos mais jogos a serem transmitidos e também estamos a falar de passar a ocupar mais espaço na zona sul, temos a garantir de transmissões na zona centro e norte, sendo que passaremos a ter jogos a serem disputados às sextas, sábados, domingos e em alguns casos as segunda-feiras, para permitir a transmissão de mais jogos, sendo que haverá necessidade de melhorar as infra estruturas para viabilizar a transmissão no período nocturno”, disse o Presidente da Liga.


MAIS MOÇAMBICANOS PODERÃO VER OS JOGOS

 

O acordo com a plataforma de televisão de origem chinesa está orçado em cerca de 400 mil dólares, sendo que cada clube passará a receber mais dinheiro pela transmissão dos jogos e Ananias Couana espera que esta nova parceria possa contribuir para que mais parceiros possam juntar-se no apoio e patrocínio do principal evento desportivo.

 

“As questões financeiras inerentes a este contrato iremos apresentá-las quando tornamos público o plano de actividade, é uma matéria que estará explanada no nosso orçamento desta época, mas devo dizer que há um ganho significativo relativamente ao que recebíamos no anterior contrato, são realidades, visões e ambições diferentes e a forma como este acordo foi negócios trazem vantagem. No outro contrato partíamos de uma situação em que não tínhamos quase nenhuma experiência de negociação e este momento é o culminar de um trabalho que vinha sendo desenvolvido há bastante tempo”, disse Ananias Couana.


As emoções do Moçambola serão transmitidas por um canal específico denominado TV Mania criado para o efeito e que também poderá ser acessível na plataforma TMT que já tem mais de 500 mil subscritores e que projecta crescer para 600 mil ainda este ano.

 

Por outro lado, a Televisão de Moçambique continuará a transmitir um jogo por jornada na modalidade “free to air”, ou seja, em sinal aberto permitindo que mais moçambicanos possam acompanhar os jogos do Campeonato Nacional de Futebol. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .