Moçambique saiu vitorioso no primeiro ensaio na preparação para o AfroBasket, frente ao Ruanda por 66-85. Este domingo, 23 de Julho, a selecção nacional de basquetebol sénior feminina volta a jogar frente ao Senegal, um adversário de maior exigência.
Por Alfredo Júnior, em Kigali
Foi na BK Arena que o Ruanda, anfitriã do AfroBasket 2023, realizou com Moçambique um jogo de controlo, o primeiro das meninas da Pérola do Índico tendo em vista está campanha. O Seleccionador Nacional, Carlos Aik, começou este jogo com o cinco composto por Delma Zita, Stefânia Chiziane, Ingvild Mucauro, Leia Dongue e Tamara Seda que saíram do primeiro quarto a vencer por 18-25, uma vantagem que cresceu para 11 pontos ao intervalo com o marcador a assinalar 34-45.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
O jogo permitiu o ensaio dos esquemas ofensivos e defensivos, sendo que no terceiro quarto Moçambique passou para uma defesa pressionante que permitiu apenas 14 pontos das ruandesas comandadas por Destiney Philox, fazendo que no terceiro quarto o resultado fosse de 48-69.
No último quarto,Aik fez descansar as principais unidades da equipa como Tamara Seda (13 pontos e 4 ressaltos), Leia “Tanucha” Dongue (12 pontos e 5 ressaltos) e Chanaya Pinho (13 pontos e 2 assistências), tendo em conta que está por definir as 12 jogadoras que vão constar da convocatória para o AfroBasket 2023.
A resposta foi boa perante um adversário que sempre procurou criar dificuldades, porém Moçambique acabou vencendo por 19 pontos com o resultado final a fixar-se em 66-85. (LANCEMZ)