desporto mocambicano

Moçambique vence primeiro embate com Angola na qualificado ao AfroBasket 2023

  • 677

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique estreou-se com uma vitória sobre a sua arquirrival de Angola por 74-52 no primeiro jogo da fase de qualificação ao Afrobasket 2023, etapa de apuramento que decorre em Bulawayo, no Zimbabwe, desde esta terça-feira, 21 de Fevereiro.



Por Alfredo Júnior em Bulawayo


O embate entre os dois países de língua oficial portuguesa teve um atraso de cerca de uma hora e meia no seu início devido a problemas de organização e técnicos, relacionados com a inoperância do marcador eletrônico.


Depois de resolvida está questão, as angolanas entraram melhor na partida fazendo um parcial de 11-0 no primeiro quarto, em que Moçambique entrou desconcertado, mas conseguiu reaparecer no jogo terminando esta etapa em desvantagem.


Porém, nos dez minutos seguintes a turma de Carlos Aik pisou no acelerador e passou para frente no marcador. Um excelente jogo exterior com Dulce Mabjaia (que foi a cetinha do jogo com 17 pontos e cinco triplos) a ser certeira na linha dos três permitiu que as moçambicanas saíssem ao intervalo a vencer por 37-41.


Na segunda parte as angolanas ainda tentaram acompanhar o ritmo das raparigas da Pérola do Índico, mas sem sucesso. Eleutéria Lhavanguane foi uma autêntica “formiga”, pois acertou da linha dos três pontos e q diferença deixar de baixo da tabela. Moçambique esticou a vantagem pontual para 40-64 ao cabo de 30 minutos de jogos.


Na última etapa Carlos Aik rodou o seu banco já a pensar nos próximos jogos e na necessidade de dar mais minutos de jogo para as jogadoras menos utilizados, sem com isso perder o foco na vitória, que acabou por ser por18 pontos de diferença.

 

Está quarta-feira, 22 de Fevereiro, Moçambique volta a entrar em cena desta feita frente a Zâmbia que na jornada inaugural perdeu por 57-69 na partida que disputou frente ao Zimbabwe. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .