O combinado nacional de basquetebol sénior masculina de Moçambique derrotou a selecção "/>  

O combinado nacional de basquetebol sénior masculina de Moçambique derrotou a selecção "/>

desporto mocambicano

Moçambique vence África do Sul e está a um passo da qualificação ao AfroBasket 2025

  • 1517

 

O combinado nacional de basquetebol sénior masculina de Moçambique derrotou a selecção sul-africano na noite desta sexta-feira por 62-50 no primeiro jogo dos playoffs da etapa de apuramento ao Grupo A de Qualificação ao Afrobasket-2025 e parte para a partida decisiva em vantagem. Esta noite, pelas 20 Horas, os pupilos de Milagre Macome dependem de três  resultados para o apuramento a fase que vai ter lugar em Novembro próximo, ou seja, podem empatar, vencer por qualquer margem ou então não perder por mais de 12 pontos. 

 

Por Artur Manhique e Symon Guebas (Fotos)

 

Num duelo com muitos altos e baixos da selecção nacional, a turma orientada pelo  Coach Mila entrou no primeiro quarto cometendo erros de finalização  que foram aproveitados pela turma visitante, contudo, Moçambique acabou por terminara a etapa em vantagem um ponto, ou seja, 19-18.

 

No segundo  quarto a equipa da casa foi subindo de rendimento muito graças a grande exibição do internacional moçambicano Ayad Munguambe que somou 9 pontos nos dois primeiros períodos. Antes do fim, a selecção do país vizinho equilibrou o jogo e até ao intervalo, o placar marcava 24-27 a favor dos visitantes, ao intervalo. 

 

Se a primeira metade do encontro foi de Ayad, na segunda parte, o capitão Pio Matos saltou do banco para mudar a história do encontro e Moçambique conseguiu dar a volta no placar e venceu o terceiro quarto por 42-40.

 

O melhor da noite estava guardado para fim. No quarto e último quarto do certame, os pupilos do Mila glorificaram o público presente no Pavilhão do Maxaquene com uma exibição impecável, com Azénio Cossa a levar todas bancadas ao rubro com um afundaço. Pouco depois, fez uma assistência para Milton Caifaz que dos três cimentou a vantagem  de 47-40 e Moçambique nunca mais largou o comando da marcha do marcador. A experiência de Pio Matos foi determinante para levar Moçambique à vitória por 62-50, levando o público presente ao delírio. 

 

Ayad Munguambe com 12 pontos e 5 roubos de bola  e Pio Matos  que foi o cestinha do jogo com 13 pontos e 7 ressaltos foram as principais figuras do encontro do lado Moçambicano, enquanto que do outro lado Samkele Cele com 12 pontos foi a unidade mais produtiva. O segundo jogo dos playoffs está agendado para às 20 Horas deste sábado no Pavilhão do Maxaquene. (LANCEMZ) 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .