A selecção nacional de basquetebol sénior feminino subiu um lugar Ranking mundial da FIBA, segundo última actualização da classificação divulgada a 26 de Agosto último, após a realização da pré-qualificação ao Campeonato do Mundo Feminino, a realizar-se em 2026 na Alemanha.
Por Redacção LanceMZ
Com efeito, o combinado nacional que realizou três jogos na Cidade do México, frente ao país anfitrião (71-65), a Montenegro (52-74) e Nova Zelândia (79-63) subiu para a 32ª posição, contando com 215.6 pontos, numa classificação que é liderada pelos Estados Unidos da América com 883.3 pontos.
Esta subida permitiu a Moçambique manter a quarta posição ao nível do continente africano, ranking continental que é liderado pela Nigéria que é oitavo ao nível mundial com 631 pontos, frutos da qualificação para os quartos-de-final dos recém realizados Jogos Olímpicos Paris 2024. As D’Tigers saltaram quatro posições e entraram para o top 10 do ranking.
A França saltou quatro posições e ficou em terceiro lugar após a campanha cativante até à final nos Jogos Paris 2024. Apoiadas pelos apaixonados torcedores da casa, elas perderam apenas por um único ponto para os EUA e conquistaram a medalha de prata, igualando o seu melhor resultado de todos os tempos nos Jogos.
A Alemanha também fez história e chegou aos quartos-de-final na estreia olímpica, depois de somar duas vitórias na fase de grupos. Como resultado, elas subiram oito posições e chegaram ao 13º lugar no ranking. Outra conquista veio da Sérvia, que também participou dos quartos-de-final em Paris 2024, que melhoraram sua posição no ranking ao subir do 10º para o 9º lugar. (LANCEMZ)