desporto mocambicano

Moçambique sobe quatro lugares no ranking da FIBA em femininos

  • 1440

A selecção nacional de basquetebol sénior feminino de Moçambique subiu quatro lugares no Ranking da FIBA – Federação Internacional de Basquetebol, passando a ocupar o 43º lugar, segundo a atualização divulgada nesta sexta-feira, 3 de Março, pelo organismo máximo da bola-ao-cesto mundial.

 

Por Alfredo Júnior

 

A escalada do cinco moçambicano na classificação mundial está relacionada com a excelente prestação tida pela equipa de Carlos Aik na recém-terminada fase de qualificação para o AfroBasket 2023, em que Moçambique registou a impressionante marca de sete vitórias em igual número de jogos realizados.

 

A FIBA destaca o facto de Moçambique ter ultrapassado a rival Angola para levar o único bilhete em oferta e, posteriormente, para o Campeonato Africano das Nações e o efeito foi a subida de quatro lugares para 43º com 148,6 pontos.

 

Feito idêntico teve a selecção do Egipto que venceu o Uganda nas eliminatórias do AfroBasket em Kampala e isso contribuiu para que as egípcias subissem três posições para 39º com 156,1 pontos.

 

Ao nível do continente africano, Moçambique mantém a quinta posição. A Nigéria é a selecção melhor posicionada no 16º lugar com 378.3 pontos (desceu um lugar), Mali segue na 27ª posição com 254.5 pontos (também baixou um lugar), Senegal é o terceiro melhor colocado e segue na 31ª posição com 223.3 pontos e o Egipto está na quarta posição.  

 

O Uganda (no 80º lugar) e o Sudão do Sul (na 104ª posição) são as selecções africanas que mais subiram no Ranking, tendo registado uma escala de nove posições, enquanto que áfrica do Sul (115º lugar e desceu 14 posições), República Democrática do Congo (74º lugar tendo descido 4 posições), Ruanda (91º com uma queda de três lugares) e Angola (48ª posicionada estando duas posições abaixo da classificação anterior) são as selecções que registaram a maior queda.

 

O Ranking continua a ser liderado pelos Estados Unidos da América com 848.8 pontos, a China segue na segunda posição com 676.5 pontos e a Austrália é terceira colocada com 668.3, completando o pódio desta classificação mundial.

 

Desde a atualização anterior do Ranking Mundial Feminino da FIBA, apresentado pela Nike, apenas equipes europeias e africanas participaram de eventos oficiais da FIBA. Não houve competições nas Américas, Ásia ou Oceânia. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .