A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique estreia-se esta sexta-feira, 28 d "/> A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique estreia-se esta sexta-feira, 28 d "/>
desporto mocambicano

Moçambique pronto para estreia no AfroBasket 2023

  • 934

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique estreia-se esta sexta-feira, 28 de Julho, na 28ª edição do AfroBasket, diante dos Camarões, em partida inserida no Grupo A da competição que pela primeira vez vai decorrer em Kigali, a capital do Ruanda. Foi justamente nesta cidade que o combinado nacional observou um estágio pré-competitivo de sete dias em que realizou três jogo e registou igual número de vitórias, o que leva a que as integrantes do cinco da Pérola do índico a considerar que estão prontas para esta competição que apura dois representantes do continentais para o torneio pré-olímpico a ter lugar em Fevereiro de 2024.

 

Por Alfredo Júnior em Kigali

 

O primeiro jogo de controlo realizado pelas pupilas de Carlos Aik foi frente a anfitriã do AfroBasket 2023, a selecção do Ruanda que perdeu frente ao Moçambique por 85-66. O segundo jogo foi frente a um dos candidatos ao título, o Senegal, num ensaio que proporcionou momentos interessantes ao longo do jogo as quais Moçambique soube reagir, daí que acabou ganhando por um ponto de diferença, ou seja, 69-70. Para encerrar esta etapa de preparação Moçambique voltou a jogar com o Ruanda, numa partida equilibrada, mas que acabou por ser ganha por Moçambique por 59-56.

 

Depois de ter estado ausente no AfroBasket 2021 decorrido no Camarões, a poste Leia “Tanucha” Dongue apresentou-se cheia de vontade de dar o melhor pelo seu país e fazendo a avaliação da etapa de preparação observada em Kigali considerou que “a equipa está de parabéns pelos resultados obtidos nos jogos de controlo que fizemos, mas todos nós sabemos que o objectivo principal não eram os resultados, no entanto os mesmos vem galvanizar o objectivo do grupo para a competição que se avizinha”.

 

DONGUE: ESTAMOS PRONTAS!

 

A poste que na última temporada do basquetebol europeu jogou em França, referiu que “estamos prontas para iniciarmos a competição, já não teremos mais jogos de controlo e agora é só continuar a acertar alguns pormenores, mas estamos prontas para começar a competição, tudo que tínhamos que trabalhar já está feito, agora o que temos a fazer é aprimorar os lançamentos e alguns aspectos técnicos, de acordo com as orientações dos treinadores, mas estamos prontas para o arranque da competição”.

 

SILVIA VELOSO: ESTAMOS UNIDAS

 

Quem também se mostrou confiante no trabalho realizado em Kigali é a base Sílvia Veloso que é de opinião que “os primeiros jogos que fizemos colocou-nos e acredito que estamos bem, conseguimos ganhar, conseguimos retificar alguns erros constatados nos treinos, acho que vamos conseguir ter um bom desempenho no AfroBasket, a equipa está unida, estamos todas juntas”.

 

Porém, apesar desse estado de forma descrito por Veloso, a base moçambicana tem consciência de que há muito por melhorar. “Temos que acertar ainda mais nos lançamentos exteriores, sabemos que esta competição não será fácil, mas estamos focadas com um objectivo que é chegar ao pódio, o moral no seio da equipa está a 100%, somos uma equipa que está junta, que ri e chora junta, então estamos muito bem para esta prova”.

 

Outra base que transmitiu um clima de confiança no seio da equipa é Onélia Mutombene, base que é de opinião de que “todas estão optimistas de que será um grande campeonato, temos consciência de que temos que atacar os lugares cimeiros da competição, estamos bem preparadas o grupo está coeso e agora é só avançar e lutar pelos nossos objectivos, disse Onélia Mutombene que depois deu a receita para sair vitoriosas no jogo com os Camarões tendo afirmando que “é necessário ter atitude e atenção durante o jogo”. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .