A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique vai defrontar a Costa do Marfim no acesso aos quartos-de-final do AfroBasket 2023 que decorre no BK Arena em Kigali, a capital do Ruanda. A partida tem lugar esta terça-feira, 1 de Agosto, pelas 18 Horas e o combinado está focado em atingir os “quartos” da prova onde, caso vença as marfinenses, vai defrontar a campeã em título a Nigéria.
Por Alfredo Júnior em Kigali
A Costa do Marfim é um adversário conhecido para Moçambique tendo em conta os confrontos anteriores integrados no Campeonato Africano, tendo o último frente-a-frente ocorrido em Setembro de 2021, no AfroBasket decorrido nos Camarões, partida que foi ganha por Moçambique por 59-57.
O Seleccionador Nacional Carlos Aik considera que as suas pupilas estão aptas para enfrentar o embate que se segue e perseguir o objectivo que passa por ocupar um dos dois lugares que darão acesso ao torneio Pré-olímpico a disputar em Fevereiro próximo.
Moçambique deixou ficar em campo sinais de que tem uma palavra a dizer neste AfroBasket 2023, com uma exibição que deixou ficar boas notas para os embates que se seguem, particularmente o referente ao acesso aos quartos-de-final.
As jogadoras da selecção nacional prometem dar o máximo de si para conseguir alcançar os objectivos definidos para esta Afrobasket.
Referir que as selecções do Ruanda (Grupo A), Camarões (B), Mali (C) e Nigéria (D) já estão apurados para os quartos-de-final, aguardando pelos seus adversários que serão conhecidos na tarde e noite de terça-feira, 1 de Agosto. Caso Moçambique vença o seu jogo terá pela frente a Nigéria, actual campeão em título. (LANCEMZ)