A selecção nacional de basquetebol sénior masculina de Moçambique saiu derrotada por 62-73 do jogo com o Ruanda na partida de apuramento aos quartos-de-final do AfroCAN-2023, prova que decorre na Arena Multiuso do Quilamba, na cidade de Luanda, em Angola.
Por Alfredo Júnior, em Luanda
A turma de Milagre Macome não teve argumentos para contrariar os ruandeses que agora vão disputar o acesso as meias-finais frente a selecção de Angola, partida marcada para esta quinta-feira, 13 de Julho.
O Ruanda dominou os três primeiros quartos em que saiu a vencer pelos parciais de 21-22, 9-18 e 16-22, sendo que ao intervalo o marcador apresentava o resultado de 30-40, dez pontos favoráveis à equipa que se vestiu de azul e amarelo.
No último o quarto com a utilização de Baggio Chimonzo, Moçambique melhorou ofensivamente e defensivamente, conseguiu encetar uma recuperação, vencendo a etapa com o parcial de 16-6, onze pontos de diferença que acabaram por ser insuficientes para dar a volta ao marcador, visto que a partida terminou com o resultado de 62-73 favorável ao Ruanda.
Com 12 pontos, quatro ressaltos e igual número de assistências, Pio Matos Júnior foi estatisticamente o melhor jogador de Moçambique sendo secundado por Baggio Chimonzo que só foi utilizado nos dois últimos períodos devido a lesão que o condicionou, tendo marcado 10 pontos, ganho 3 ressaltos e fez 3 assistências.
Do lado contrário o destaque foi o capitão Dieudonne Ndayisaba Noizeye que anotou 16 pontos e ganhou 5 ressaltos, enquanto que William Robeyns contribuiu com 15 pontos e 4 assistências.
Moçambique termina assim a sua participação de estreia no AfroCAN, prova na qual gazeteou na primeira edição por falta de fundos. (LANCEMZ)