A selecção nacional de basquetebol sénior masculina de Moçambique saiu derrotada no confronto com o campeão em título, a República Democrática do Congo, por 58-77, no seu segundo jogo no AfroCAN-2023 que decorre na Arena Kilamba, em Luanda, a capital de Angola.
Por Alfredo Júnior, em Luanda
Agora o combinado orientado por Milagre Macome vai defrontar o Ruanda no jogo de acesso aos quartos-de-final, partida esta que terá lugar na próxima quarta-feira, 12 de Julho. Moçambique terminou na segunda posição, devendo defrontar os ruandeses que terminaram o Grupo C sem qualquer vitória.
Na partida desta segunda-feira, Milagre Macome repetiu o cinco inicial com que abriu o jogo com os Camarões em que venceu por 71-65. Pio Matos Júnior, Célio Chirombe, Malik Camal, Elves Ouana e Jeremias Manjate começaram a partida em que Moçambique esteve em desvantagem logo no primeiro quarto que assinalou o resultado de 12-19.
Porém, no segundo quarto o cinco moçambicano esteve a perder por 11 pontos de diferença, mas graças ao tiro exterior de Baggio Chimonzo conseguiu terminar a primeira parte com apenas dois pontos a separarem as duas equipas, com o marcador a assinalar 33-35.
No terceiro quarto houve uma quebra física por parte dos rapazes da Pérola do Índico e os congoleses aproveitaram para esticar a diferença para oito pontos, 47-55, ao cabo de 30 minutos de jogo.
Nos últimos dez minutos a equipa de Milagre Macome denotou uma clara falta de ritmo competitivo e veio ao de cima o cansaço físico devido ao esforço empreendido no jogo da noite anterior e como resultado disso os campeões em título impuseram-se e saíram vitoriosos com 19 pontos a separarem as duas equipas, 58-77 foi o resultado final. (LANCEMZ)