A selecção nacional de basquetebol sénior feminina perdeu por 52-74 na madrugada desta quinta-feira no segundo jogo da fase da pré-qualificação ao Mundial 2026 frente a Montenegro, na prova que está a decorrer na Cidade do México desde o dia 19 do corrente mês. O combinado nacional teve uma prestação muito aquém das expectativas perante uma das selecções favoritas a vencer o grupo de apuramento. Com a derrota, Moçambique falha o apuramento ao Mundial 2026, não conseguindo repetir o feito alcançado em 2014 quando disputou o Campeonato do Mundo realizado na Turquia.
Por Redacção LanceMZ
Depois do descanso devido a chegada tardia e realização do jogo horas depois do desembarque na capital mexicana, a turma moçambicana que voltou a jogar com um cinco inicial composto por Delma Zita, Stefania Chiziane, Ingvild Mucauro, Odélia Mafanela e Célia Sumbane que demonstrou grandes dificuldades para travar a melhor organização da selecção europeia que no final dos primeiros 10 minutos alcançou uma vantagem de dez pontos, com o quarto a terminar em 10-20.
O segundo quarto voltou a ser desastroso para as pupilas do sérvio Slavoljub Gorunovic que voltaram a denotar dificuldades tanto na defesa onde permitiram 15 pontos das montenegrinas, quanto no ataque tendo concretizado apenas 9 pontos, levando a partida para o intervalo com o resultado de 19-35.
No regresso do intervalo, a prestação das moçambicanas voltou a não ser das melhores tendo ficado um largo período sem marcar qualquer ponto (foram ao todo 6 minutos que acrescidos aos 4 do segundo quarto totalizam 10 minutos sem concretizar qualquer ponto), enquanto que o Montenegro demonstrou a sua eficiência tirando proveito dos erros das adversárias para elevar a sua vantagem, tendo alcançado um parcial de 12-21, fixando o resultado em 31-56, esticando a diferença pontual para 25 pontos.
No último quarto, a selecção moçambicana melhorou defensivamente permitindo apenas 18 pontos das montenegrinas, bem como foi mais eficiente no ataque conseguindo anotar 21 pontos, vencendo o quarto, porém não por número suficientes para conseguir evitar a derrota, pois no final a partida terminou com o resultado de 52-74, 22 pontos que espelham as diferenças entre as duas equipas.
Na jornada inaugural Moçambique saiu derrotado do jogo que disputou diante do México por 71-65. Montenegro ocupa actualmente a 22ª posição no Ranking da FIBA e na primeira jornada derrotou a Nova Zelândia por 88-64.
A extremo Ingvild Mucauro voltou a ser a melhor unidade da selecção nacional ao anotar 13 pontos e ganhar 3 ressaltos, sendo secundada por Odélia Mafanela que anotou 9 pontos e ganhou 7 ressaltos, Nilsa Chiziane fez 9 pontos e 2 ressaltos. Do lado do Montenegro, o destaque vai para Milica Jankovic que anotou 20 pontos e 6 ressaltos.
Com o desfecho desta segunda jornada, a selecção do Montenegro apurou-se para as meias-finais da prova, sendo que na última jornada da fase de grupos deverá defrontar a selecção anfitriã do México enquanto que Moçambique encerra a etapa defrontado a selecção da Nova Zelândia, partida agendada para às 1:30 Horas de madrugada de sexta-feira, 22 de Agosto, 17:30 Horas locais do dia 21 na Cidade do México. (LANCEMZ)