A Selecção Nacional de Basquetebol de Moçambique, na categoria de seniores femininos, vai tomar parte na pré-qualificação ao Campeonato do Mundo Alemanha de 2026 sem duas maiores referências da bola-ao-cesto nacional, nomeadamente, as postes Tanucha Dongue e Tamara Seda, apelidadas de Torres Gémeas.
Por Redacção LanceMZ
Com efeito, depois de no início da preparação a poste Leia “Tanucha” Dongue ter manifestado formalmente a sua indisponibilidade, devido a questões particulares, desta vez foi Tamara Seda que depois de cerca de dois meses de trabalho em Maputo acabou não seguindo viagem com a restante comitiva.
Tamara Seda comunicou na noite de sábado a sua indisponibilidade para integrar a equipa de todos nós que está a caminho do México, depois de na última sexta-feira, 16 de Agosto, ter estado no Aeroporto Internacional de Maputo, para seguir viagem que, entretanto, chegou a não acontecer.
Não são conhecidas as reais razões que estão por detrás desta decisão de última hora tomada pela poste que na temporada passada representou o Araski da Espanha, mas suspeita-se que estejam relacionadas com a já apelidada pelo LanceMZ “novela mexicana” que está a ser esta presença de Moçambique nesta etapa de apuramento.
Com a saída de Tamara Seda do grupo de trabalho, Moçambique estará representado por apenas 11 jogadoras, visto que a Federação Moçambicana de Basquetebol acabou inscrevendo 12 atletas de acordo com as regras da FIBA.
Eis a lista das atletas que vão representar o país nesta prova: Célia Sumbana, Delma Zita, Chanaya Pinto, Eleutéria Lhavanguana, Nilza Chiziane, Vilma Covane, Carla Covane, Odélia Mafanela, Stefânia Chiziane, Sílvia Veloso e Inguivild Mucauro. (LANCEMZ)