A selecção nacional de Moçambique vai estar integrada no Grupo B da pré-qualificação do Campeonato do Mundo de Basquete Feminino da FIBA de 2026 e jogará no México, de acordo com o sorteio realizado pela FIBA, na tarde desta quarta-feira, 25 de Abril, acto que teve lugar a margem do Conselho Central do órgão reitor do basquetebol mundial.
Por Redacção LanceMZ
Moçambique que esteve integrado no pote 4 deste sorteio vai jogar no mesmo grupo que o anfitrião México, sendo que Montenegro e a Nova Zelândia completam o grupo B de qualificação ao Mundial Feminino da Alemanha.
A pré-qualificação para o Mundial da Alemanha terá lugar entre os dias 19 e 25 de Agosto de 2024, nas cidades de México e Kigali, que acolherão dois grupos cada uma que sairão das 16 melhores equipes do mundo (4 por região)
Eis os resultado do sorteio:
GRUPO A: SEDIADO NO MÉXICO: Correia, Mali, República Checa e Venezuela
GRUPO B: SEDIADO NO MÉXICO: México, Montenegro, Nova Zelândia e Moçambique
GRUPO C: SEDIADO EM KIGALI: Brasil, Hungria, Senegal e Filipinas
GRUPO D: SEDIADO EM KIGALI: Ruanda, Grã Bretanha, Argentina e Líbano.
As duas melhores equipes de cada grupo se classificarão para as semifinais de cada torneio. Os dois vencedores de cada torneio se classificarão para os torneios de qualificação para a Copa do Mundo de Basquete Feminino da Fiba em 2026.
Os torneios de qualificação para a Copa do Mundo de Basquete Feminino da Fiba de 2026 envolverão 24 equipes, com os vencedores dos torneios de pré-qualificação do México e de Ruanda e mais 22 equipes determinadas pelos resultados nas Copas Continentais Femininas da Fiba de 2025.
Os Torneios de Pré-Qualificação são uma parte importante da expansão do sistema de competição feminina, onde o objetivo é garantir a um maior número de Federações Nacionais competições internacionais significativas e regulares .
Um total de 16 nações, incluindo a anfitriã Alemanha, conseguirão seus ingressos para os Torneios de Qualificação em 2026 e competirão na Copa do Mundo de Basquete Feminino da Fiba de 2026.
O sorteio foi realizado pela Honorável Ministra Aurore Mimosa Munyangaju, Ministra dos Esportes de Ruanda. O presidente da FIBA, Sheikh Saud Ali Al Thani, o secretário-geral da FIBA, Andreas Zagklis, e o Conselho Central da FIBA participaram do evento.(LANCEMZ)