A selecção nacional de basquetebol sénior feminino estreou-se com derrota 71-65 diante do México, no jogo da primeira jornada da pré-qualificação ao Campeonato do Mundo Alemanha 2026. O jogo decorreu escassas horas depois de o combinado nacional ter desembarcado na Cidade do México, devido a incertezas na viagem de Maputo até ao local de competição.
Por Redacção LanceMZ
Foi um jogo em que Moçambique deu de tudo para chegar à vitória, tendo esbarrado na recuperação do cansaço da viagem que durou mais de 24 Horas, algo que as atletas naturalmente não conseguiram superar, apesar de terem estado a um bom nível ao longo da partida.
Para o jogo de estreia o seleccionador Nacional, o sérvio Slavoljub Gorunovic, apresentou o cinco inicial composto por Delma Zita, Stefania Chiziane, Ingvild Mucauro, Odélia Mafanela e Célia Sumbane que teve uma boa entrada para o jogo que viu o primeiro quarto terminar com uma igualdade a 14 pontos.
Moçambique esteve bem no segundo quarto em que venceu por 9-19, colocando o resultado ao intervalo em 23-33, uma diferença de dez pontos. No terceiro quarto as mexicanas entraram melhor conseguindo ganhar o quarto com o parcial 20-19, terminando a etapa em 43-52.
Numa partida que teve 5 alternâncias no marcador e em que a maior vantagem que Moçambique teve foi de 13 pontos, no último quarto veio ao de cima a falta de descanso, ou seja, pesou o facto de o combinado nacional ter chegado à Cidade do México em cima da hora do jogo.
No último quarto esteve bem o México comandada por Gabriela Jaquez que anotou 19 pontos em todo jogo e galvanizou a turma da casa para um parcial de 28-13, 15 pontos de diferença que permitiram a reviravolta no marcador. Moçambique acabou por perder a partida por 6 pontos de diferença, ou seja, 71-65.
Com um duplo-duplo, ou seja, 10 pontos e igual número de ressaltos Ingvild Mucauro foi uma das melhores unidades do combinado nacional bem secundada por Célia Sumbana que anotou 16 pontos e ganhou 3 ressaltos, seguida por Odélia Mafalanela com 13 pontos e 7 ressaltos e Chanaya Pinto que contribuiu com 11 pontos e 7 ressaltos. (LANCEMZ)