A selecção nacional de futebol, Mambas, goleou a sua congénere da Eswatini por três bolas a zero e animou-se ainda mais na corrida para a qualificação ao Campeonato Africano das Nações Marrocos 2025. No jogo decorrido na noite desta segunda-feira, 14 de Outubro, no Mbombela Stadium, em Nelspruit, na África do Sul, Moçambique somou o seu oitavo ponto e mantém-se firme na luta por um bilhete para Marrocos e reavivou as esperanças de apuramento para a prova que vai decorrer no próximo ano.
Por Alfredo Júnior em Mbombela
Depois do empate a uma bola no jogo da última sexta-feira, 11 de Outubro, no Estádio Nacional do Zimpeto, Chiquinho Conde fez alterações profundas no seu 11, desde o regresso de Ernan a baliza, a colocação de Chamboco a fazer dupla de centrais com Reinildo, Nené e Alfonso asseguravam as operações à meio-campo e Clésio deu dinamismo ao ataque com a presença de Dominguez, Geny e Ratifo o homem mais adiantado.
Estas mudanças trouxeram um dinamismo ofensivo que faltou no jogo da terceira jornada e como resultado disso os Mambas chegaram ao primeiro golo aos 11 minutos, com o capitão Dominguez Pelembe a assumir o protagonismo a enviar a bola para o fundo das redes de Gama.
O golo deu mais confiante à equipa moçambicano que acentuou o seu domínio no jogo, tendo maior posse de bola que circulava de pé para pé, procurando sempre colocar em Stanley Ratifo que era o jogador mais adiantado.
E essa forma de estar acabou por resultar aos 40 minutos quando Bruno Langa tirou um centro para a cabeça de Stanley Ratifo que rematou tenso e para o fundo das redes da Eswatini, celebrando o seu segundo jogo nesta etapa de qualificação e também segundo na partida. E foi com essa vantagem de Moçambique que a partida foi para o intervalo.
No reatar da partida, a equipa da Eswatini entrou melhor e procurou chegar à baliza de Ernan Siluane, porém a selecção do reino vizinho não conseguia levar perigo para a baliza moçambicana.
Os Mambas continuaram serenos e aos 59 minutos numa bela jogada de entendimento, Stanley Ratifo faz uma belíssima assistência com um passe de trivela para Geny Catamo que não perdoou e marcou o terceiro para Moçambique para o gáudio dos cerca de 400 adeptos que deslocaram-se de vários cantos do país para acompanhar o jogo.
Chiquinho Conde promoveu várias substituições ao seu 11 e deu minutos a jogadores como Pepo, Jonathan e Shaquille que deram outra consistência ao jogo dos Mambas que assegurou uma preciosa vitória que a coloca numa boa posição na corrida a qualificação para o CAN que vai ter lugar no norte de África.
Ficha técnica
Mbombela Stadium, Nelspruit
Comissário: Shilunga Eratsus (Namíbia)
Assessor dos árbitros: Victor Gomes (África do Sul).
Árbitro: Ring Nyier Akech Malong (Sudão do Sul). 1º assistente: Gasim Madir Dehiya (Sudão do Sul). 2º assistente: Dau Daniel Dau (Sudão do Sul). 4º árbitro: Thando Helpus Ndzandzeka (África do Sul).
ESWATINI: Gama; Thwala, Silenge, Mabuya e Lindo; Magagule, Shikisha (Sifiso, 37’) Djamini Sisekelo; Justice e Mavuso (Matsebula, 37’).
Treinador: Zdravko Logarusic.
MOÇAMBIQUE: Hernani; Infren, Chamboco, Reinaldo e Bruno; Nené e Alfonso (Shaquille 78’), Dominguez (Pepo 65’) Clésio (Gildo 65’), Geny (Jonathan Muiomo 74’); Ratifo (Elias Macamo 74’)
Treinador: Chiquinho Conde
GOLOS: 0-1, Dominguez (11’), 0-2, Ratifo (39’).











