desporto mocambicano

Moçambique fez bom ensaio com Angola para finalíssima de terça-feira

  • 344

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina fez o último ensaio antes da finalíssima desta terça-feira, 28 de Fevereiro, que vai ditar o representante da Zona VI no AfroBasket 2023. E quis o destino que esse teste fosse justamente com a sua arquirrival de Angola com quem o cinco nacional vai disputar o derradeiro jogo de acesso ao Campeonato Africano a ter lugar em Julho próximo em Kigali, no Ruanda. E as pupilas de Carlos Aik venceram por escasso ponto de diferença, ou seja, 74-73, numa partida disputadíssima, prenúncio que o jogo decisivo será uma grande batalha.

 

Por Alfredo Júnior, em Bulawayo

 

O embate deste domingo entre Moçambique e Angola era o segundo a ocorrer em Bulawayo, cidade que a etapa de apuramento para o AfroBasket 2023 sendo o sexto jogo consecutivo que as duas equipas faziam sem descanso. E começou melhor a selecção angolana que comandadas por Italee Lucas conseguiram quatro pontos de vantagem, com o quarto a terminar com o marcador a assinalar 21-25 para as raparigas do Atlântico.

 

Nos dez minutos seguintes Moçambique reagiu com uma defesa pressionante em que Dulce Mabjaia não deu espaço para as acções ofensivas de Italee Lucas. No ataque, Ingvild Mucauro que terminou a contenda com 19 pontos apareceu em alta, galvanizando o jogo das pupilas de Carlos Aik que conseguiram passar para frente e terminar este quarto com o parcial de 24-18, colocando o resultado em 45-43, ao intervalo.

 

A partida continuou equilibrada no início da segunda parte, porém com ligeiro ascendente para as moçambicanas que foram mais certeiras neste período com 14 pontos, contra 9 das angolanas. Valeu para as raparigas da Pérola do Índico o jogo interior de Carla Covane (13 pontos e 4 ressaltos), numa altura em que a poste Nilsa Chiziane (4 pontos e igual número de ressaltos) acabou saindo magoada. Os trinta minutos chegaram com o marcador a indicar 59-52, favorável para a equipa que se vestia de branco.

 

No último quarto Stefânia Chiziane (16 pontos e 7 ressaltos) apareceu em grande, desequilibrando com as suas penetrações, enquanto que Silvia Veloso (10 pontos e 7 ressaltos) pautava o jogo com tranquilidade puxando para uma diferença de 10 pontos. Porém, Italee Lucas (26 pontos em toda partida) foi certeira no seu tiro exterior, enquanto que Cristina Matiquite (20 pontos) não falhava na linha dos lances livres, fazendo com que a 39 segundos o resultado estava em 74-69, mas a norte-americana naturalizada angolana Italee Lucas conseguiu reduzir para 74-71 e pouco depois Sara Caetano com um “lay-up” fez dois pontos e arrancou uma falta, no entanto não marcou o lance livre falhando a hipótese de empate, terminando o encontro com nova vitória das Moçambicanas.

 

Recordar que na primeira volta, Moçambique derrotou a Angola por 52-74, porém as duas vitórias não terão muito impacto no objectivo traçado, pois só a vitória na derradeira partida agendada para as 16 Horas do dia 28 é que vai ditar a qualificação para o AfroBasket 2023, a ter lugar no Ruanda, na cidade de Kigali, entre finais de Julho e início de Agosto. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .