A selecção nacional de basquetebol seniores masculinos de Moçambique derrotou a sua congénere dos Camarões por 66-71, naquele que foi o seu primeiro jogo no AfroCAN-2023, competição destinada aos jogadores que actuam localmente que decorre na Arena Kilamba, em Luanda, capital de Angola.
Por Alfredo Júnior em Luanda
Os pupilos de Milagre Macome tiveram uma estreia auspiciosa nesta competição na qual fazem a sua primeira participação depois de terem estado ausentes no ano de estreia da prova, isto é em 2019, então ganha pela República Democrática do Congo, curiosamente a sua adversária na tarde desta segunda-feira, 10 de Julho, pelas 13:00 Horas de Luanda, 14:00 Horas de Maputo.
Para a partida frente aos Camarões, o Seleccionador de Moçambique promoveu a estreias dos jogadores Célio Chirombe e Malik Camal que jogaram pela primeira vez com a camisola da Selecção A, tendo feito parte do cinco inicial no qual fizeram parte Pio Matos Júnior, Elves Ouana e Jeremias Manhate.
Depois de um início dominante por parte dos camaroneses, a turma da Pérola do Índico equilibrou os pratos na balança com um jogo interior forte por parte de Jeremias Manjate que permitiu liderar o quarto com um ponto de diferença, 16-17 era o resultado.
No segundo quarto, Moçambique voltou a ceder o controlo do jogo ao seu adversário que foi mais forte nas penetrações para a zona pintada, conseguindo uma vantagem de seis pontos ao intervalo, com o marcador a assinalar 36-30.
Depois do intervalo, Milagre Macome corrigiu a postura defensiva de Moçambique que passou a apostar na defesa a zona, criando muitas dificuldades ofensivas ao adversário que denotou ter um baixo aproveitamento no lançamento exterior, ainda assim os Camarões continuaram no comando do marcador que ao cabo de 30 minutos de jogo estava em 51-50.
No último quarto veio ao de cima a experiência dos jogadores moçambicanos, tal é o caso de Pio Matos Júnior que catapultou o seus colegas para uma recuperação impressionante, pois a faltarem 4:43 minutos Moçambique passou definitivamente para frente com o marcador a assinalar 59-60. Nos minutos que se seguiram a vitória foi uma questão de tempo, tendo a partida terminado com seis pontos para a equipa da Pérola do Índico, 65-71 foi o resultado final.
PIO MATOS JR. LIDERA ESTATÍSTICAS
O experiente base Pio Matos Júnior foi determinante para o bom desempenho de Moçambique ao conseguir anotar 15 pontos, ganhar 4 ressaltos e fazer igual número de assistências, terminando o jogo com uma eficiência de 15, sendo bem secundado pelo poste Jeremias Manjate que fez 16 pontos, capturou 5 ressaltos, Elves Houana que contribuiu com 14 pontos e ganhou 4 ressaltos e Baggio Chimonzo que anotou 11 pontos e 2 assistências. (LANCEMZ)