Moçambique chegou à sua primeira vitória na fase de qualificação ao AfroCan 2023 em seniores masculinos ao derrotar a sua congénere da Zâmbia por 86-46, numa partida que os moçambicanos foram superiores ao longo dos 40 minutos. Esta quinta-feira, 23 de Fevereiro, a selecção nacional observa o seu dia de descanso em virtude de a prova contar com três participantes.
Por Alfredo Júnior em Bulawayo
Depois de sair derrotada frente ao Zimbabwe por 71-57, os moçambicanos entraram para a quadra instalada no pavilhão 4 da Feira Internacional com o objectivo de redimirem-se da estreia, sendo que comandados por Pio Matos par partiram para a liderança do marcador que no final do primeiro quarto assinalava 28-12.
VEJA O VIDEO NO NOSSO YOUTUBE
A dupla técnica nacional foi revezando os jogadores sem com isso significasse perder o controlo do jogo e ao intervalo a vantagem continuava para Moçambique que vencia por 45-25.
A vantagem permitiu que Moçambique definisse o ritmo do jogo, bem como todos jogadores ganhassem minutos, tendo em conta que o basquetebol nacional está em pré-época, daí que no final do terceiro quarto o resultado já era de 70-36.
A Zâmbia ainda procurou inverter o cenário ou perder por menos pontos, mas acabou não conseguindo os seus intentos a perder por 40 pontos, ou seja, 86-46, uma vitória que relança Moçambique na corrida para a finalíssima que vai ditar a selecção que vai representar a Zona VI no AfroCan 2023. (LANCEMZ)