Moçambique derrotou o Zimbabwe por 1-0, em jogo a contar para o no Grupo D, da Taça COSAFA, em seniores femininos aue decore na "/> Moçambique derrotou o Zimbabwe por 1-0, em jogo a contar para o no Grupo D, da Taça COSAFA, em seniores femininos aue decore na "/>
desporto mocambicano

Moçambique entra a ganhar na Taça COSAFA com golo de Aurora

  • 314

Moçambique derrotou o Zimbabwe por 1-0, em jogo a contar para o no Grupo D, da Taça COSAFA, em seniores femininos aue decore na cidade de Port Elizabeth, na África do Sul. 

 

Por Redacção LanceMR

 

As pupilas de Victor Matine entraram a dominar e Aurora marcou para Moçambique aos 17 minutos. Com o triunfo, as moçambicanas lideram o Grupo D da Taça COSAFA. No final CHigueleze foi nomeada a Jogadora Mais Valiosa da Partida.

 

É importante recordar que as moçambicanas conquistaram a medalha de bronze contra estas adversárias na edição anterior realizada na província de Gauteng, na África do Sul, no ano passado.

 

No histórico de confrontos entre Moçambique e Zimbabwe neste torneio, esta foi a quarta vez que as duas nações se defrontaram. O encontro mais marcante ocorreu em 26 de Abril de 2002, numa meia-final disputada em Harare, em que Moçambique foi derrotado por esmagadores 11-1. Em 2019, também no Zimbabwe, a equipa moçambicana sofreu outra derrota, desta vez por 4-0, terminando a fase de grupos sem somar pontos.

 

Por outro lado, a Zâmbia começou da melhor forma a Taça COSAFA, ao vence, na primeira jornada do Grupo C, a seleção de Angola por 3-0. Um erro de comunicação na defesa angolana permitiu à Zâmbia marcar o primeiro golo aos 29 minutos por Ochumba Lubandji, jogadora do Red Arrows Women da Zâmbia.

 

Angola tentou reagir, mas o nervosismo e a falta de eficácia prejudicaram o desempenho da equipa treinada por Sousa Garcia. A Zâmbia conseguiu manter a vantagem e liderava ao intervalo. No início da segunda parte, a Zâmbia marcou o segundo golo aos 46 minutos por Lungowe Namasiku e ampliou a vantagem para 3-0 aos 71 minutos através de Regina Chanda. Dois erros significativos contribuíram para a derrota de Angola, que mesmo vencendo o próximo jogo, terá poucas hipóteses de avançar para as meias-finais, uma vez que estão num grupo com três equipas, assim como o Grupo D.

 

Os jogos continuam esta sexta-feira com o Grupo A entrando em campo, com o emocionante confronto entre África do Sul e Eswatini, equipas que venceram na primeira jornada contra Namíbia e Seychelles, respetivamente. O jogo está agendado para as 15:00 no Wolfson Stadium, precedido pelo embate entre Namíbia e Seychelles às 12:00. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .