A Seleccção Nacional de Futebol, Mambas, já conhece os seus adversários na fase final do Campeonato Africano das Nações CAN-2023, na sequência da realização do sorteio da prova acto que teve lugar em Abidjan, na Costa do Marfim. Moçambique estará integrado no Grupo B, a par das seleções do Egipto, Gana e Cabo Verde.
Põe Alfredo Júnior
Para este sorteio, Moçambique esteve integrado no pote 4 a par das seleções de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Namibia, Gâmbia e Tanzânia, selecções mais fracas de acordo com o Ranking da FIFA.
O jogo de abertura do CAN-2023 ser entre o anfitrião Costa do Marfim e a Guiné Bissau, um dos quatro países dos Países Africanos de Língua Portuguesa - PALPOS que estarão presentes neste Africano.
Está será a quinta participação de Moçambique num CAN, depois de se ter estreado em 1986, no Egipto, quando os os Mambas se tornaram na primeira selecção dos Países Africanos de Língua Portuguesa a estrearem em uma edição do Campeonato Africano.
Dez anos depois, isto é, em 1996 Moçambique tomou parte no CAN que teve lugar na África do Sul e dois anos mais tarde esteve presente no Campeonato Africano realizado em 1998 no Burkina Faso. A quarta presença num CAN registou-se em 2010 quando a prova teve lugar pela primeira vez num país africano de língua portuguesa.
A a 34.ª edição da competição entre 13 de janeiro e 11 de fevereiro de 2024.
GRUPO A: Costa do Marfim, Nigéria , Guiné Equatorial e Guiné Bissau
GRUPO B: Egipto, Gana, Cabo Verde, Moçambique
GRUPO C: Senegal, Camarões, Guiné e Gâmbia.
GRUPO D: Argélia, Burkina Faso, Mauritânia e Angola
GRUPO E: Tunísia, Mali, África do Sul e Namíbia
GRUPO F: Marrocos, Congo, Zâmbia e Tanzânia.
(LANCEMZ)