A seleção nacional de basquetebol em seniores femininos somou a sua quarta vitória na fase de apuramento ao Afrobasket 2023 ao derrotar o Zimbabwe por 38-86, esta sexta feira, 24)m de Fevereiro, na prova que decorre na arena instalado na Feira Internacional em Bulawayo, a segunda maior cidade do país vizinho.
Por Alfredo Júnior em Bulawayo
No segundo confronto com as anfitriões e primeiro da segunda volta, o Selecionador Nacional poupou algumas das principais jogadoras, com destaque para Eleutéria Lhavanguana que não de equipou devido a problemas físicos e Anabela Cossa que fez o aquecimento mas por precaução não jogou tendo em conta que está a recuperar de uma entorse no pé direito.
Mesmo com esses serviços mínimos, Moçambique esteve sempre em vantagem em todos os quartos, 14-7, 30-13 com o intervalo a chegar e o marcador a assinale 44-20, uma etapa em que a capitã Odélia Mafanela esteve em alta com…
Na segunda parte o cenário repetiu-se e as pupilas de Carlos Aik registaram os parciais de 19-10 e 23-8, que colocaram o resultado final em 86-38, a quarta vitória de Moçambique neste certame que joga-se em duas voltas e uma finalíssima para decidir a única vaga da região no AfroBasket 2023.
Este sábado Moçambique volta a entrar em cena defrontando a Zâmbia que voltou a perder para Angola que vai na segunda posição e destacada para enfrentar as raparigas da Pérola do Índico na finalíssima da prova. (LANCEMZ)