desporto mocambicano

Moçambique em masculinos já está em Bulawayo e Zimbabwe poderá ser único adversário

  • 575

A selecção sénior masculina de basquetebol de Moçambique já está em Bulawayo, no Zimbabwe, onde deverá tomar parte na eliminatória de acesso ao AfroCan -2023, prova destinada aos jogadores que actuam localmente. Depois de um mar de incertezas devido a questões financeiras, Milagre Macome viajou para o local de competição com 11 atletas, que vão representar o país nesta prova em que até aqui estão confirmados dois participantes, nomeadamente Moçambique e o anfitrião Zimbabwe.

 

Por Alfredo Júnior em Bulawayo

 

Dos jogadores que seguiram viagem para Bulawayo o destaque vai para a integração de Jeremias Manjante, único jogador que evolui no estrangeiro, concretamente na equipa portuguesa do Associação Desportiva Galomar da Proliga Zona Norte (equivalente a segunda divisão), ocupando uma das duas vagas abertas pela FIBA-África para que também possam tomar parte na prova jogadores que militam no estrangeiro desde que sejam naturais do país que representam.

 

Jerry Manjate é aposta de Milagre Macome para a posição 5, uma das mais fragilizadas no seio do combinado nacional, devido a indisponibilidade de jogadores como Helton Ubisse (Ferroviário da Beira) e Egídio Zandamela (Costa do Sol) que estão indisponíveis devido a lesão.

 

“Tivemos jogadores que não se apresentaram, estamos a falar do Egídio Zandamela que apresentou questões de índole pessoal e do Helton Ubisse que  à última hora contraiu uma lesão que poderá comprometer a participação dele para o resto da época, feito isto fizemos démarches junto à Federação Moçambicana de Basquetebol no sentido de convocarmos o jogador Jeremias Manjate que vem de Portugal e está-se a trabalhar no sentido de ele se juntar à equipa antes de nós partirmos para o Zimbabwe parta que ele se junto ao grupo em Moçambique. São jogadores que se destacaram na posição 5 no último nacional, vamos sentir a ausência deles (Helton  e Egídio) mas com aqueles que nós temos vamos tentar minimizar aquilo que será o impacto desta posição no nosso jogo”, considerou Macome.

 

ZIMBABWE PODERÁ SER ÚNICO ADVERSÁRIO

 

Entretanto, o Zimbabwe poderá ser o único adversário de Moçambique nesta etapa de apuramento ao AfroCan-2023, tendo em conta a desistência dos restantes países que haviam confirmado a sua presença neste certame que deveria arrancar a 20 de Fevereiro prolongando-se até ao próximo dia 28.

 

Tal como em femininos, a União de Basquetebol do Zimbabwe aguarda pela confirmação da presença da Zâmbia, cuja última indicação dava conta que chegaria a Bulawayo na próxima terça-feira, 21 de Fevereiro, data em que poderá arrancar a competição.

 

Recordar que as selecções da África do Sul e do Malawi havia confirmado a sua presença nesta fase de qualificação, porém por razões de vária ordem, com destaque para a financeira, acabaram anunciando a sua desistência. A Zona VI da FIBA-África apura um representante para a fase final do AfroCan-2023.

 

Para o AFROCAN a FIBA-África deu a conhecer que estão já qualificadas as selecções da República Democrática do Congo (Campeão), Quénia (vice-campeão), Angola (terceiro classificado) e Marrocos (quarto lugar) em virtude de terem chegado às meias-finais da edição 2019. (LANCEMZ)

 

DELEGAÇÃO DA SELECÇÃO MASCULINA

 

JOGADORES

 

Pio Matos Júnior – Sporting de Quelimane

Ismael Nurmomade – Ferroviário da Beira

Ayad Munguambe – Ferroviário da Beira

Jeremias Manjate - Associação Desportiva Galomar de Portugal

Elves Houana – Ferroviário da Beira

Ermelindo Novela – Ferroviário da Beira

Baggio Chimondzo – Ferroviário de Maputo

Turdevales Nhantumbo – Maxaquene

Danilo Cumbe – Costa do Sol

Tomás Fijamo – Sporting de Quelimane

Hugo Martins – Ferroviário de Maputo

 

TREINADORES

Milagre Macome – Seleccionador Nacional

Amarildo Taquidir – Treinador- adjunto

 

OFICIAIS

Amade Maogne – Vice-Presidente da FMB

César Mujui – Coordenador da Equipa

 

ÁRBITRO ACOMPANHENTE

António Engelsse Sitóe

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .