A selecção sénior feminina de futebol "/> A selecção sénior feminina de futebol "/>
desporto mocambicano

Moçambique eliminado pelo Senegal na corrida ao CAN-2024 em femininos

  • 990

A selecção sénior feminina de futebol foi eliminada da fase de apuramento ao Campeonato Africano de Futebol - CAN-2024, pelo Senegal, com um agregado de 3-2, após perder o jogo da segunda mão por duas bolas a uma, anulando a vantagem depois igualdade a uma bola registada na partida da primeira mão. A eliminatória, foi marcada negativamente pela polémica que culminou com a realização dos dois jogos em território senegalês, alegadamente porque a Federação Moçambicana de Futebol pretendeu proteger a relva do Estádio Nacional do Zimpeto.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Para o jogo da segunda mão decorrido em Thies, o Seleccionador Nacional Luís Fumo, escalou uma equipa competitiva, com a mensagem de alhear-se à polémica em torno da realização do jogo numa casa emprestada ao adversário e a turma moçambicana acabou por ter uma boa entrada para a partida.

 

E fruto disso foi o golo apontado aos 11 minutos por intermédio de Lúcia Moçambique que passou por um número considerável de jogadoras adversárias e a entrada da área de baliza rematou forte e de forma indefensável para a guarda-redes senegalesa, Adji Ndiaye, que nada poderia fazer para evitar que a bola se anichasse na sua baliza. Foi mais um golo bem conseguido por parte da internacional moçambicana que milita no B93 Copenhagen da Dinamarca.

 

Daí para frente o Senegal partiu para cima de Moçambique querendo justificar o facto de ser a 11ª selecção no Ranking Africano, perante uma turma da Pérola do Índico que soube defender-se à medida do possível adiando o golo da equipa que emprestou a sua casa para o jogo.

 

A passagem do minuto 16 o Senegal chegou ao golo da igualdade apontado na sequência de um belo centro de Korka Fall, para Maman Diop colocar a sua cabeça no momento certo e permite que as leoas empatassem a partida, num lance em que a guarda-redes moçambicana ainda tentou evitar o pior para as suas redes mas sem sucesso. E foi com esse empate que a partida chegou ao intervalo.

 

Na segunda parte as Leoas do Teranga voltaram a entrar pressionantes à busca do golo que pudesse desempatar o jogo e a eliminatória. Moçambique resistiu, armando a sua defensiva para afastar o perigo das senegalesas.

 

Mas essa resistência acabou por ceder à passagem do minuto 85 quando Mamã Diop fez um passe precioso para Nguenar Nidayeapontar o segundo golo das senegalesas que levou a euforia por parte dos adeptos que estavam no Estádio Lat Dior em Thiès.

 

No final, o Seleccionador Nacional, Luís Fumo, não escondeu a frustração de não ter jogado a segunda mão em casa afirmando na conferência de imprensa que “obviamente que gostaríamos de jogar em nossa casa, Senegal não teria as mesmas facilidades, teríamos usado todas nossas armas para contrariar a senegalesa que também temos que reconhecer é mais forte do nós”. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .