desporto mocambicano

Moçambique e Namíbia procuram terceira final na Taça COSAFA

  • 462

O jogo Namíbia- Moçambique abre na tarde desta sexta-feira, pelas 16 Horas, a disputa das meias-finais da Taça COSAFA 2022, partida agendada para o estádio Moses Mabhida, em Durban, um dos recintos que acolheu o Campeonato do Mundo de 2010. Quando os Mambas desceram para o relvado daquele majestoso estádio vão procurar chegar a terceira final nesta competição, repetindo o feito registado em 2008 e em 2015, sendo esta última perdida para a Namíbia que venceu por duas bolas sem resposta e tirou a possibilidade de a equipa de todos nós vencer pela primeira vez esta competição regional.

 

Por Alfredo Júnior

 

O histórico dos confrontos entre as duas seleções é claramente favorável para os namibianos que para além de terem vencido essa final disputada em Moruleng venceram outros três jogos dos sete confrontos para esta competição, sendo que só os Mambas apenas venceram por duas vezes e empataram uma vez.

VEJA JOGO ÁFRICA DO SUL - MOÇAMBIQUE

 

Para encontramos a mais recente vitória de Moçambique sobre a Namíbia temos que recuar até ao dia 14 de Julho de 2021, ou seja, há sensivelmente há um ano os Mambas venceram por uma bola a zero, com golo apontado por Melque Alexandre, aos 81 minutos, numa altura em que a selecçāo estava sob comando do treinador português Horácio Gonçalves. Um triunfo que ainda está na mente de muitos jogadores que esta sexta-feira descerão ao relvado para mais um frente-a-frente entre as duas nações.

 

A outra vitória dos Mambas sobre a Namíbia aconteceu em 16 de Julho de 2013, em Kitwe, na Zâmbia, com o único golo dos moçambicanos a ser apontado por Sonito, numa partida que estava inserida na fase de grupos da competição regional.

 

NAMÍBIA VENCEU MADAGÁSCAR

 

A Namíbia derrotou o Madagascar por 2 a 0 para avançar para a próxima fase da Taça COSAFA 2022, com os ilhéus fazendo sua primeira aparição na competição desde 2018.

Os jogadores malgaxes só chegaram a Durban na manhã de terça-feira, visto que estavam com um pé atrás desde o início em relação à sua participação, naquela que foi a primeira vez que a enfrentar os “Brave Warriors”.

Depois de um primeiro tempo sem golos, Absalom Limbondi colocou a Namíbia na frente de pênalti, antes de Rudath Wendell marcar o segundo de um ângulo incrivelmente apertado no meio da segunda parte.

Esta sexta-feira, tal como Moçambique a Namíbia vai procurar chegar a sua terceira final na competição, sendo que a primeira vez que disputou um jogo decisivo foi em 1999, quando perdeu para a Angola na decisão disputada a duas mãos, tendo perdido por 1-0 em Luanda e empatado a uma bola em Windhoek. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .