desporto mocambicano

Moçambique deve passar por três janelas de qualificação para chegar ao AfroBasket 2025 em feminino

  • 718

A selecção nacional de basquetebol sénior feminina de Moçambique vai disputar três etapas de apuramento ao AfroBasket 2025 cuja organização foi atribuída a Costa do Marfim, segundo a decisão do Conselho Central da FIBA-África que teve lugar recentemente e foi dirigida pelo moçambicano Aníbal Manave.

 

Por Redacção LanceMZ

 

As três janelas de qualificação terão lugar entre Julho de 2024 e Fevereiro de 2025. Moçambique irá participar nesta etapa de apuramento devido ao facto de ter terminado em quinto lugar no Afrobasket 2023 em Kigali, no Ruanda, enquanto que os semifinalistas Nigéria, Senegal, Mali e Ruanda estão automaticamente apurados. 

 

A FIBA-África não definiu os critérios em que serão disputadas as três janelas de qualificação ao AfroBasket 2025 que terá lugar na Costa do Marfim, sendo que a prova vai realizar-se em Julho em Abidjan. Esta será a segunda vez que este país acolhe a competição, depois de ter sediado em 2013. 

 

Os delegados a esta reunião do Conselho Central que conta com a participação da moçambicana Clarisse Machanguana, receberam relatórios sobre as recentes eliminatórias de qualificação para o FIBA AfroBasket de 2025, em Seniores Masculinos, bem como sobre a edição inaugural da Liga Africana de Basquete Feminino da FIBA África (AWBL).

 

Sobre o AfroBasket 2025 masculino, a FIBA-África confirmou Angola como país hospedeiro da fase final que contará a presença de 16 participantes.

 

O Conselho Central da FIBA África aproveitou a oportunidade para anunciar a mudança de nome da AWBL anual, que será conhecida como Liga dos Campeões Africanos de Basquete Feminino (WBCLA). E Marrocos sediará o WBCLA 2024 em dezembro.

 

AFRICANOS NOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO

 

Entretanto, o Conselho Central da FIBA-África definiu as sedes dos campeonatos dos escalões de formação. A África do Sul recebeu o direito de sediar o Campeonato Africano Sub-18 da FIBA (feminino/masculino) deste ano, de 9 a 18 de Agosto.

 

Enquanto o evento masculino será composto por dez países, doze nações competirão na categoria feminina.

 

As equipes que chegaram às semifinais do Campeonato Africano Sub-18 da FIBA de 2022 estão automaticamente qualificadas para os eventos deste ano. Essas equipas (femininas e masculinas) são Angola, Egipto, Madagáscar e Mali.

 

Entretanto, as eliminatórias para o Campeonato Africano Sub-18 decorrerão entre Abril e Junho do corrente ano. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .