A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) anunciou através de um comuni "/>  

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) anunciou através de um comuni "/>

desporto mocambicano

Moçambique desiste do CAN SUB-23 que apura para Paris 2024 por questões financeiras

  • 269

 

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) anunciou através de um comunicado de imprensa a desistência  da participação de Moçambique na fase de qualificação ao Campeonato Africano das Nações na categoria de Sub-23, a decorrer em Junho de 2023, no Marrocos, que vai apurar os representantes do continente nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

 

Por Redacção LanceMZ

 

A razão de fundo desta desistência está relacionada com questões financeiras, pois a FMF alega “não ter cabimento orçamental” para esta prova, situação idêntica abrange a participação dos Mambinhas Sub-17 que não irá participar nos Jogos da AUSC – R5 a terem lugar em Lilongwe de 1 a 12 de Dezembro do corrente ano.

 

O comunicado é datado desta quinta-feira, 18 de Agosto, dia em que a CAF- Confederação Africana de Futebol efectuou o sorteio da fase de qualificação da prova e a Moçambique calhou como adversário da primeira eliminatória as Ilhas Maurícias, com os jogos agendados para terem lugar entre os dias 19 e 27 de Setembro próximo.

 

Regira-se que o Seleccionador Nacional de Futebol, Chiquinho Conde, referiu na manhã de quarta-feira, 17 de Agosto, que boa com bons olhos a realização desta prova pela CAF tendo em conta que “esta categoria é um espaço fundamental para analisar os jogadores porque são o futuro da selecção A, visto que não são eternos e é preciso criar um espaço para poder potenciar estes jovens, dota-los de conhecimento e valências para poder criar traquezo e auguraram um futuro como possíveis convocados na equipa A”.

 

Eis na íntegra o comunicado tornado público pela FMF:

 

A Direcção Executiva da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) decidiu em Reunião Ordinária realizada a 17 de Agosto de 2022, prescindir da participação de algumas selecções nacionais de futebol nas competições internacionais que se avizinham.

Com efeito, a Selecção de Futebol Sub-23 não irá participar nas eliminatórias de qualificação da zona africana tendo em vista a XXXIII edição dos Jogos Olímpicos de Verão a terem lugar em Paris de 26 de Julho a 11 de Agosto de 2024.

 

Por outro lado, a Selecção de Futebol Sub-17 não irá participar nos Jogos da AUSC – R5 a terem lugar em Lilongwe de 1 a 12 de Dezembro do corrente ano.

A não participação das selecções moçambicanas de futebol nas provas supramencionadas tem origem nas limitações orçamentais bem como na necessidade de garantir o curso normal do calendário do Campeonato Nacional da I Divisão - Moçambola 2022 face às interrupções que por força dos compromissos se têm verificado. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .