A selecção nacional de basquetebol sénior masculina de Moçambique não vai participar da janela de qualificação ao Campeonato Africano da categoria - Afrobasket 2025 referente ao grupo A que vai ter lugar em Dakar, no Senegal, entre os dias 22 e 24 de Novembro corrente.
Por Redacção LanceMZ
Com efeito, a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) já comunicou ao organismo máximo da bola-ao-cesto continental, a FIBA-África, da desistência desta campanha de apuramento, sendo que várias são as razões que estão por detrás desta não participação.
Em contacto com o LanceMZ, o presidente da FMB, Paulo Mazivila, confirmou a desistência tendo referido que “já submetemos a informação da nossa não participação que está relacionada com a situação política que o país atravessa, pois não conseguimos junto dos parceiros o financiamento para garantir a nossa presença em Dakar”.
Mazivila adiantou que outra dificuldade para assegurar os fundos para viabilizar esta participação está relacionada com o facto “ de um dos padrinhos da campanha ter escapado de um sequestro no mês passado, tendo optado por se ausentar do país e até ao momento não regressou de Dubai”.
“O outro factor é a mobilidade dos atletas para a realização dos treinos, não sabemos até quando vai durar esta situação e o tempo já é muito curto para a preparação da selecção, está tudo a jogar contra, e para evitarmos a penalidade de ficar 2 anos fora preferimos não arriscar”, disse Mazivila.
Recordar que na segunda janela da pré-qualificação ao AfroBasket 2025 Moçambique deveria defrontar as seleções do Sudão do Sul a 22 de Novembro, para no dia seguinte enfrentar a República Democrática do Congo, encerrando a participação a 24 do mesmo mesmo frente ao Mali.
A FIBA-África já a desencadear demarches para colmatar a desistência de Moçambique, sendo que o Marrocos deverá ser o país que vai ocupar a vaga aberta pela não participação do combinado da Pérola do Índico na prova que vai ter lugar na cidade de Dakar que também vai acolher o Grupo C envolvendo as selecções do Senegal, Camarões, Ruanda e Gabão.
A terceira janela envolvendo as selecções do Grupo A deverá acontecer em Fevereiro de 2025 num país ainda por indicar. O Campeonato Africano sénior masculino terá lugar em Agosto de 2025 em Angola e deverá envolver 16 selecções. (LANCEMZ)