A selecção nacional sénior feminina de basquetebol desceu um lugar no Ranking da FIBA, passando a ocupar o 33º lugar com 212.1 pontos, segundo a actualização feita pelo órgão reitor do basquetebol ao nível mundial, classificação que é liderada pelos Estados Unidos da América com 834.8 pontos.
Por Redacção LanceMZ
No continente africano Moçambique mantém a quarta posição, num Ranking que é liderado pela Nigéria (12º no Mundo), que recentemente apurou-se para os Jogos Olímpicos Paris 2024, ao derrotar o Senegal no torneio pré-olímpico que decorreu recentemente, ainda assim baixou um lugar na classificação.
Recordar que a selecção sénior feminina de Moçambique está há mais de seis meses sem competir depois de nós meses de Julho/Agosto ter participado no AfroBasket 2023 que teve lugar em Kigali, no Ruanda, tendo terminado na quinta posição.
O Ranking da FIBA é liderado pela selecção dos Estados Unidos da América, seguida da China com 686 pontos e a Austrália vem em terceiro com 668.8 pontos.
Na actualização divulgada a 15 de Fevereiro, após a conclusão da janela de qualificação aos Jogos Olímpicos Paris 2024, que tiveram lugar nas cidades de Belém, Antuérpia, Xi’An e Sopron, as maiores subidas vão para as seleções da Alemanha (6 lugares) e Hungria (5 postos).
Com a histórica qualificação para uma olimpíada, a Alemanha subiu para o top 20 mundial, ocupando o 19º lugar com 322.8 pontos um grande incentivo para o país que em 2026 vai acolher o Campeonato do Mundo da FIBA em femininos.
Por outro lado, apesar de ter falhado a qualificação para os Jogos Olímpicos 2024 por escasso um ponto, a Hungria viu reconhecido pelo ranking o esforço demonstrado no pré-olímpico, ao também integrarem o Top 20, ao subir cinco lugares, ocupando agora o 16º posto com 357.7 pontos. (LANCEMZ)