desporto mocambicano

Moçambique desce dois lugares no Ranking da FIBA em masculinos

  • 725

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol desceu dois lugares no Rankig da FIBA-Mundo divulgado esta sexta-feira, 1 de Março, pelo organismo máximo da bola-ao-cesto mundial. Na primeira actualização referente ao ano 2024, o combinado nacional passou a ocupar a posição 111 contra 109º lugar da anterior actualização.

Por Redacção LanceMZ

Apesar da recente apuramento ao Grupo A de qualificação ao AfroBasket 2025 com um saldo de 110-107, após uma vitória por 62-50 e uma derrota por 48-57, a equipa nacional acabou por cair duas posições na sequência da melhoria das seleções que no mês de Fevereiro estiveram envolvidas na primeira janela de qualificação ao AfroBasket, Ásia Cup, América Cup e Eurobasket.

Moçambique conta com 75.4 pontos na classificação mundial, pontuação essa que faz com que ocupe a 21ª posição ao nível continental, tendo também caído dois lugares em África. Na sequência dos resultados obtidos na pré-qualificação frente a Moçambique a África do Sul subiu oito lugares no Ranking Mundial da FIBA, passando a ocupar a posição 124 com um total de 63.2 pontos, sendo a 24ª classificada em África. 

A classificação mundial é liderada pelos Estados Unidos da América que manteve a primeira posição agora com 784.8 pontos, enquanto que as selecções da Sérvia e Letônia alcançam o Top 10 no último Ranking da FIBA.

A Sérvia melhorou para 757,9 pontos e subiu uma posição para o quarto lugar. A seleção dos Balcãs trocou espaços com a Austrália por vencer adversários de melhor classificação nas eliminatórias. A Sérvia venceu a Finlândia, 20ª classificada, e a Geórgia, 23ª classificada, enquanto a Austrália derrotou a Indonésia, 75ª classificada, e a Coreia, 50ª classificada, nas eliminatórias para a Copa da Ásia de 2025 da FIBA.

A Letónia subiu duas posições, do oitavo para o sexto lugar, graças às suas duas vitórias - batendo a Espanha, número dois do mundo, bem como a Eslováquia. Essas vitórias superaram os desempenhos do Canadá, que venceu a Nicarágua duas vezes, e da Argentina, que perdeu um jogo contra o Chile, nas eliminatórias da FIBA AmeriCup 2025. Ambos caíram uma posição para sétimo e oitavo, respectivamente.

Ao nível do continente africano o Ranking é liderado pela Costa do Marfim que conquistou três vitórias nas eliminatórias do FIBA AfroBasket 2025 para subir duas posições, para o 31º lugar - essencialmente trocando de lugar com o Sudão do Sul, que não jogou na janela. Outras nações africanas que subiram na classificação são a Tunísia e o Egipto, que subiram uma posição para 35º e 40º, respectivamente. Angola que perdeu um jogo na primeira janela de qualificação ao AfroBasket 2025 manteve a 34ª posição com 369.3 pontos, sendo a segunda selecção africana melhor classificada no Ranking mundial da FIBA. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .