desporto mocambicano

Moçambique confirma ida à Angola para apuramento ao AfroBasket 2025

  • 1130

A Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) confirmou ao LanceMZ que a selecção nacional sénior feminina vai a Angola participar na fase regional do apuramento ao AfroBasket 2025, competição continental que terá lugar este ano na Costa do Sol. A fase referente à Zona VI da FIBA-África está agendada para ter lugar entre os dias 2 e 10 de Fevereiro, na capital angolana, Luanda.

Por Redacção LanceMZ

A confirmação foi feita por Paulo Mazivila, Presidente da FMB, que deu conta que a inscrição de Moçambique para esta prova já está a ser feita junto da FIBA-África ao nível da Zona VI, organismo com o qual a Federação esteve a tratar do reagendamento da prova face à actual situação que vive Moçambique.

“Estivemos nos últimos dias à conversa com Paulo Madeira, presidente da Zona VI em que se levantou a possibilidade de reagendamento da prova, porém a qualificação regional acabou por ser confirmada para início de Fevereiro. Apesar da situação que o país atravessa, nós confirmamos a nossa participação numa prova que provavelmente terá apenas dois países participantes que poderão ser confirmados como qualificados ao AfroBasket 2025 dado o seu histórico nas provas da FIBA-África”, disse Mazivila.

Por conseguinte, a FMB já iniciou com os preparativos da participação da selecção nacional, esperando-se que até a próxima quinta-feira, 16 de Janeiro, seja indicado o seleccionador nacional que deverá indicar as atletas convocadas para esta operação.

“Está agendada para esta quarta-feira, 15, uma reunião da Direcção da FMB vai reunir-se para decidir a quem indicar a responsabilidade de conduzir a selecção nacional sénior feminina, temos vários nomes em cima da mesa e a decisão será tomada em função das condições que já foram afloradas com cada um dos treinadores sondados pela federação”, referiu o Presidente da FMB.

Em Novembro último, a Federação Moçambicana de Basquetebol desistiu da participação da selecção masculina da fase de qualificação para o AfroBasket devido a questões financeiras que ainda persistem.

“Estamos à procura de meios financeiros para garantir a presença da selecção feminina em Angola. Estamos numa situação complicada porque alguns dos nossos parceiros que haviam garantido o patrocínio para as actividades deste ano acabaram por retirar esse apoio em virtude de terem sido afectados pelas vandalizações que culminaram com a paralisação de actividade e destruição de fábricas nas cidades de Maputo e Matola. Estamos à procura de outros parceiros para financiar a nossa presença em Angola”, referiu Paulo Mazivila.

ANGOLA JÁ PREPARA ELIMINATÓRIA REGIONAL

Entretanto, a selecção sénior feminina de Angola iniciou nesta segunda-feira, 13 de Janeiro, a sua preparação com vista ao apuramento regional que vai ter lugar em Luanda. Os trabalhos são dirigidos pelo treinador angolano Paulo Macedo que tem como adjunto os treinadores Jaquelina Francisco e Fernando Figueiredo.

 

Ao todo foram convocadas 20 atletas sendo oito do 1° de Agosto e quatro do Interclube de Luanda, destacando-se as chamadas das experientes jogadoras Italee Lucas, Cristina Matiquite, Avelina Peso e Rafaela Henriques (da Quinta dos Lombos de Portugal).


O primeiro treino do combinado angolano  aconteceu no Pavilhão 28 de Fevereiro, marcando o começo de uma intensa jornada de treinos focados no objetivo que passa pela qualificação ao AfroBasket 2025.

 

Até agora, as únicas selecções apuradas para o AfroBasket Feminino são as atuais campeãs Nigéria, Senegal - que terminou em segundo lugar na edição de 2023 do torneio - Mali, medalhista de bronze, Ruanda, que terminou em quarto lugar e Camarões que derrotou a República Democrática do Congo em uma série de dois jogos, na eliminatória da Zona 4 da FIBA África. O AfroBasket Feminino da FIBA 2025 acontecerá em Abidjan, Costa do Marfim. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .