A selecção nacional de hóquei em patins de Moçambique seguiu viagem esta quarta-feira, 11 de Setembro, com destino a Novara, na Itália, para tomar parte no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 2024, na sua 46ª edição desta prova, integrada na quarta edição dos Jogos Mundiais de Patinagem. Moçambique vai participar no Challengers Championship, equivalente a terceira divisão do hóquei patins mundial.
Por Redacção LanceMZ
Esta segunda-feira, 9 de Setembro, sob orientação do Seleccionador Nacional Bruno Pimentel, os elementos do combinado nacional convocados nas equipas de Maputo cumprem a última sessão de treinos antes de partirem para Novara que de 16 a 22 de Setembro vai acolher a prova.
Dos clubes da capital do país, foram convocados quatro jogadores de campo Artur (Estrela Vermelha), Absalão, Júnior e Macário (todos Desportivo) e dois guarda-redes, Júlio (Ferroviário de Maputo) e Fedinho (Desportivo) que se juntarão aos atletas que residem em Portugal que serão a espinha dorsal do cinco moçambicano.
VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE
Na quarta edição dos Jogos Mundiais de Hóquei haverá um conjunto dos três escalões em competição, há sete provas, com uma espécie de divisões. O World Championship (Campeonato do Mundo), que é a categoria máxima, e o Intercontinental Championship, "segunda divisão", são disputados pelos três escalões. Nos Seniores Masculinos, com 27 federações representadas, há uma "terceira divisão", o Challengers Championship.
Moçambique vai disputar no , no pavilhão Pala Sartorio o “Challengers Championship”, sendo que a sua estreia está marcada para o dia 16 de Setembro onde deverá defrontar o México pelas 18:00 Horas, para na segunda jornada a mesma hora do dia 17 enfrentar o Japão, sendo que Uruguai é o terceiro adversário pelas 14 Horas do dia 18, para no dia 19 às 10:00 Horas medir forças com Israel pelas 10:00 Horas, sendo que no dia 20 deste mês a selecção nacional enfrenta Nova Zelândia pelas 18:00, altura em que o nosso país encerra a primeira etapa enfrentando desta competição.
O Campeonato Mundial de Hóquei em Patins arrancou com a prova dos Juniores, ou Sub-19 Masculinos, em pista, de 8 a 14 de Setembro, seguindo os Seniores Femininos (16 a 21) e Seniores Masculinos (16 a 22).
Em Novara, estarão 27 selecções de seniores masculinos, 19 de seniores femininos e 20 de Sub-19. Representam um total de 29 federações: 11 europeias, sete pan-americanas, sete asiáticas (e da Oceânia) e quatro africanas. Há 15 federações representadas nos três escalões, mas apenas seis competem no Campeonato do Mundo em todos os escalões: Argentina, Chile, Espanha, França, Itália e Portugal.
Nos 14 dias de competição de Hóquei em Patins, haverá um total de 192 jogos divididos por quatro pavilhões: o Pala Igor, o Palazetto "Stefano dal Lago", o PalaVerdi e o pavilhão do Centro Desportivo de Novarello. (LANCEMZ