desporto mocambicano

Moçambique – Maurícias em Sub-23 poderá ser adiado por dificuldades nos voos para vinda dos ilhéus

  • 966

O jogo Moçambique – Mauricias referente ao apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN) Marrocos 2023 na categoria de Sub-23 que está agendado para ter lugar no próximo sábado, 24 de Setembro, está na iminência de ser adiado, segundo revelou uma fonte da Federação Moçambicana de Futebol em contacto com o LanceMZ.

 

Por Redacção LanceMZ

 

A mesma fonte federativa indicou dificuldades para conseguir lugares no voo Mauricias - África  do Sul - Moçambique por parte da Federação das Ilhas Maurícias como estando por detrás desta possibilidade, estando a aventar-se a possibilidade de marcar os jogos desta eliminatória para uma outra data.

 

“Recebemos esta comunicação e estamos a aguardar uma informação por parte da Confederação Africana de Futebol um último pronunciamento em relação a esta situação, sendo que já se está a apontar novas datas para a realização desta eliminatória”, referiu a nossa fonte.

 

Caso se confirme a remarcação do jogo, Moçambique poderá receber as Ilhas Maurícias a 1 de Outubro no Estádio Nacional do Zimpeto, sendo que o jogo de volta poderá acontecer a 5 do mesmo mês. Recordar que o vencedor da eliminatória deverá defrontar o Gana.

 

CONDE CONVOCOU 23 JOGADORES

 

Entretanto, o selecionador nacional Chiquinho Conde, convocou na tarde da última sexta-feira, 16 de Setembro, 23 atletas para a seleção nacional sub-23 que vai defrontar as Maurícias na primeira eliminatória da prova que dará acesso aos Jogos Olímpicos Paris 2024.

 

A Associação Black Bulls é a colectividade que contribui com mais atletas na seleção nacional, neste caso, precisamente cinco, a saber: Texeira Nhanombe, Celton Jamisse, Horácio Vilanculos, Adilson Artur, Júlio Carrelo e José Zavala. Outra formação com mais atletas é o Ferroviário da Beira com três jogadores, a saber: Viola Viola, Alberto Alface "Foia" e Eduardo Andrassone.

 

A Liga Desportiva de Maputo tem dois atletas, Keyns e Ivan. Outros clubes contribuem com apenas um jogador. Chiquinho Conde recorreu a alguns clubes portugueses onde militam os moçambicanos para chamar Kimiss Zavala(Marítimo), Dias Fumo (Farense), Zidane Sidat (Estrela da Amadora), Gianluca (Caronnese) e Gabriel Pinho (Lusitâna dos Açores).

 

12 CAMPEÕES DA COSAFA SUB - 20 NA SELEÇÃO SUB-23

 

Nesta convocatória da seleção nacional sub-23, foram convocados 12 atletas que foram campeões do Torneio Cosafa realizado em 2020 na África do Sul.

 

Regista-se desta forma com o número de jogadores convocados um processo de formação dos atletas para num futuro não muito distante alimentarem a seleção principal. Kimiss Zavala, Fazistêncio João, Alberto Alface, Dias Fumo, Belarmino Manhice, Keyns Abdula, Eduardo Andrassone, Gianluca, René Tembe, José Zavala, Gabriel Pinho e Ivan Mário.

 

DOIS ATLETAS MILITAM NO MOÇAMBOLA

 

Desses 12 jogadores, apenas dois é que estão nos plantéis principais de seus clubes, Fazito é actualmente o guarda-redes titular no Ferroviário de Nampula e Alberto Alface ou simplesmente Foia tem também sido titular no Ferroviário da Beira. Alguns destes militam no escalão de Juniores, equipa sub-23 e equipa B nas suas colectividades.

 

PARTICIPAÇÃO VIABILIZADA PELA SED

 

Aquando do sorteio realizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), relativamente à qualificação ao CAN Marrocos 2023, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), comunicou a desistência de participação da seleção nacional sub-23, ou seja, a seleção olímpica de Moçambique por alegada falta de fundos para viabilizar a ida dos Mambas a esta competição. Ademais, sabe-se que a desistência seria para permitir o decurso normal do campeonato nacional de futebol, o Moçambola, pois já registou diversas paragens ao longo da época.

 

O Governo de Moçambique através da  Secretaria de Estado do Desporto viu-se obrigado a viabilizar a participação da seleção nacional olímpica, disponibilizando os fundos necessários.

 

Após a garantia de participação, o organismo liderado por Feizal Sidat, mandou uma carta para a CAF solicitando a anuência para que o combinado nacional pudesse retomar a participação, sendo que a informação da desistência já tinha sido enviada para o organismo que gere o futebol africano.

 

A desistência da participação nesta competição significaria a desistência também desta seleção na próxima edição dos Jogos Olímpicos Paris 2024.(LANCEMZ)

 

 

Eis a lista dos jogadores convocados

 

GUARDA-REDES

 Kimiss Zavala (Marítimo) , Fazistêncio João (Ferroviário de Nampula), Texeira Nhanombe (Associação Black Bulls). 

 

DEFESAS

Celton Jamisse, Horácio Vilanculos (Associação Black Bulls), Alberto Alface, Viola Viola (Ferroviário da Beira), Dias Fumo (Farense), Belarmino Manhice (Tinyosi FC), Jaime Júnior (União Desportiva do Songo), Ossama Pedro (Estrela Vermelha).

 

MÉDIOS

Adilson Artur, Júlio Carrelo, José Zavala (Associação Black Bulls), Eduardo Andrassone (Ferroviário da Beira), Gianluca Lorenzini (Caronnese), Keyns Abdula (Liga Desportiva de Maputo), René Tembe (Ferroviário de Maputo), Zidane Sidat (Estrela da Amadora).

 

AVANÇADOS

Albino Júnior (Sporting de Quelimane), Danilo Baptista (Costa do Sol), Gabriel Pinho (Lusitânia Açores), Ivan Mário (Liga Desportiva de Maputo).

 

(LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .