desporto mocambicano

Missão Moçambique em Birmingham contará com 15 atletas em cinco modalidades

  • 1045

Moçambique vai marcar presença pela sexta vez nos Jogos da Commonwealth cuja 22ª edição vai ter lugar na cidade inglesa de Birmingham, de 28 de Julho a 8 de Agosto. Ao todo serão 15 atletas de cinco modalidades que vão representar o país nesta competição, segundo revelou a Chefe da Missão, Odete da Graça Semião.

 

Por Alfredo Júnior

 

A selecção de boxe foi a primeira a deixar Maputo com destino à terra da sua Majestade Rainha Isabel II, estando previsto que realize um estágio pré-competitivo na cidade de Leicester, antes dos jogos.

 VEJA A REPORTAGEM EM VÍDEO

“A selecçāo de boxe já está a caminho de Birmingham e vai observará a última etapa de preparação numa cidade que dista a 70 quilómetros da sede dos jogos, os cinco pugilistas vão estar lá até juntarem-se aos outros membros da delegação que seguem a 21 de Julho para a Inglaterra”, disse Odete da Graça Semião.

 

A participação da Missão Moçambique em Birmingham está orçada em 250 mil dólares americanos (cerca de 16 milhões de Meticais), sendo que o Comité Olímpico de Moçambique continua à busca de fundos para suportar as despesas inerentes a esta participação.

 

“Em termos logísticos temos assegurado o mínimo, apesar do défice financeiro que temos para esta missão que está orçada em 250 mil Dólares, contando com uma parte que é financiada pelos organizadores, mas continuamos a correr à busca de patrocínios para cobrir o orçamento total da delegação”, disse a Chefe de Missão.

 

À BUSCA DE MEDALHAS E MÍNIMOS PARA PARIS 2024

 

Os Jogos da Commonwealth realizam-se quando falta cerca de um ano e meio da realização dos Jogos Olímpicos Paris 2024, pelo que esta será uma oportunidade para que os atletas possam alcançar os mínimos de qualificação para a olimpíada, não descurando a possibilidade de conquista de medalhas.

 

“Em termos de objectivos para esta missão é trazer medalhas e temos esperança que em algumas modalidades possamos consegui-las, sobretudo no boxe que teve um bom desempenho recentemente nos Campeonatos do Mundo da Turquia e como já se iniciou o ciclo referente aos Jogos Olímpicos de 20224 contamos que os atletas se aproximem aos mínimos qualificativos para este evento”, disse Odete da Graça Semião.

 

Nas anteriores cinco participações, o país já conquistou seis medalhas, sendo duas de ouro, igual número de prata e de bronze, destacando-se o primeiro lugar alcançado por Maria de Lurdes Mutola em 1998, em Kuala Lumpur, e 2002 em Manchester.

Triatlo, boxe e natação serão as primeiras modalidades a entrar em prova no dia 29 de Julho, um dia depois da cerimónia de abertura, sendo que o atletismo vai ser a última modalidade a competir nos Jogos da Commonwealth a 8 de Agosto.   

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .